Blog da Youbo

Conteúdo e Serviços Financeiros

Como funcionam os carros híbridos? Confira aqui!

Os carros híbridos têm ganhado força e se popularizado ao redor do mundo. Eles são uma ótima opção para quem não quer ter um carro convencional, movido a combustível, mas que ainda não tem segurança para adotar o modelo elétrico.

Muito se fala de novas tecnologias e de um consumo consciente em relação ao meio ambiente. Entender como funcionam os carros híbridos é o primeiro passo para tomar a decisão entre permanecer com o seu veículo ou migrar para esse modelo de automóvel.

Ao final deste artigo, você conhecerá todas as vantagens, entenderá melhor sobre o funcionamento, a tecnologia e as características dos carros híbridos e estará pronto para optar ou não por essa mudança! Siga a leitura.

Como funcionam os carros híbridos?

Diferente do carro elétrico, que tem apenas o motor elétrico e é movido exclusivamente pela energia elétrica, o carro híbrido tem um sistema duplo de motores. Ele é movido tanto pelo motor elétrico como pelo motor de combustão, alimentado por combustíveis como gasolina e diesel.

Ter os dois motores na prática significa que os componentes do sistema de alimentação do veículo são formados por peças dos dois modelos. Esses componentes trabalham de forma sinérgica para garantir ao veículo um desempenho eficiente e um consumo também ótimo.

O motor a combustão, nos modelos mais comercializados, é o principal responsável pela movimentação do veículo e, além de atuar na hora em que você precisa dar aquela pisadinha mais forte no acelerador, ele também é responsável por identificar quando o motor elétrico está com a bateria baixa e ajuda a recarregar essa bateria.

Quando o automóvel híbrido está travado, o motor elétrico regenera uma grande parte da energia cinética, o que o torna muito mais eficiente que os veículos convencionais. Também é a parte elétrica a responsável por tirar o veículo da inércia, ou seja, é ele quem dá a partida no veículo, garantindo a ligação mais suave e silenciosa.

Uma característica muito marcante nesse veículo é que ele aproveita a frenagem do carro para gerar energia para o motor elétrico. Quando o carro desacelera, o movimento das rodas transmite energia elétrica para as baterias e garante as recargas.

A combinação dos dois sistemas traz um atributo aos veículos híbridos muito buscado atualmente: são menos poluentes sem perder a potência. Uma dificuldade grande para a popularização dos carros elétricos é de que eles ainda não atingem a potência desejada, além de terem uma autonomia curta, principalmente por ainda não termos muitos pontos de recarga espalhados pelo país. Com o híbrido isso não acontece.

Vamos conhecer ainda mais características dos carros híbridos? Confira algumas opções que já estão disponíveis para a compra no mercado!

Quais são as tecnologias dos carros híbridos?

Hoje, nas concessionárias, são encontrados veículos no formato híbrido que utilizam três tecnologias diferentes: os híbridos combinados; os híbridos em série; e os híbridos em paralelo. Cada um deles tem suas peculiaridades.

Os híbridos combinados podem circular tanto com os dois motores, quanto apenas no modo elétrico ou de combustão. Os combinados são divididos em modelo com plug in, nos quais é preciso dar uma recarga nos carros por meio da tomada, e no modelo convencional, que tem no motor de combustão e nas travagens do carro a fonte de recarga do motor elétrico. O Toyota Prius, o Lexus CT200h e o Ford Fusion Hybrid são equipados com o sistema combinado.

Os híbridos em série são os menos comuns até o momento. Neste modelo, o motor elétrico assume todo o protagonismo do veículo. É ele quem coordena os movimentos e faz com que o carro se mova, deixando para o motor de combustão basicamente a função de gerar energia para mantê-lo carregado. Entre os carros que utilizam essa tecnologia estão o Opel Ampera e o Chevrolet Volt.

Já nos híbridos em paralelo o oposto acontece. O motor a combustão tem o papel principal, enquanto o motor elétrico atua como suporte para aumentar a potência ao carro. Nesse modelo não é possível funcionar exclusivamente com o motor elétrico. Esse sistema está instalado no Honda Civic Hybrid e Insight.

Quais as principais vantagens desse tipo de carro?

Redução do consumo

Um carro híbrido consome menos do que qualquer carro convencional. O sistema com dois motores garante que o motor a combustão não seja exigido ao máximo o tempo todo e isso reduz significativamente o consumo de combustível e aumenta a durabilidade, diminuindo também os gastos com manutenção.

Potência e performance

Os novos modelos de carro híbrido avançaram muito em tecnologia e entregam um resultado tão bom em desempenho quanto qualquer carro convencional. Ter o funcionamento do motor elétrico, ao mesmo tempo que o motor a combustão, confere ao veículo um ganho de potência muito grande em relação aos veículos exclusivamente elétricos, além de uma performance sensacional.

Diminuição dos gases poluentes

Se isso não é uma preocupação sua, deveria ser. Estamos vivenciando todos os efeitos que o desleixo com as questões ambientais provocou no mundo e esta tem de ser uma pauta prioritária o quanto antes. Um carro híbrido polui duas vezes menos que um carro convencional e isso precisa ser levado em conta. A busca por meios de energia alternativos é uma realidade, e o carro híbrido é uma prova disso.

Uma dificuldade que ainda existe no nosso país é que os carros híbridos não são fabricados no Brasil. Isso encarece bastante o valor de compra desses veículos. Mas o governo tem estudado políticas de incentivo para que esse modelo de carro seja cada vez mais comercializado.

A expectativa é de que um mercado de veículos híbridos mais aquecido resulte em uma busca crescente por esse tipo de carro e impulsione a fabricação de modelos nacionais. Todos esses fatores terminariam por baratear o custo final de adquirir um híbrido no Brasil.

Independente disso, uma coisa é certa. Se você roda muito, em pouco tempo sentirá os reflexos positivos da troca por um carro híbrido na hora de abastecer o tanque. O investimento inicial ainda é alto, mas logo o custo compensa e o seu bolso agradecerá! Sem falar que você estará antenado com as inovações do mercado de automóveis e fará o maior sucesso com a galera!

Agora você já sabe como funcionam os carros híbridos. No nosso blog sempre tratamos de assuntos interessantes e trazemos muitas novidades! Se você quer receber conteúdos como este direto no seu e-mail, não perca tempo e assine já a nossa newsletter. Daí é só abrir a caixa de entrada e curtir nossas publicações!

Marcos Junior

Voltar ao topo