Blog da Youbo

Conteúdo e Serviços Financeiros

Carro ideal: descubra 4 fatores para observar na hora da escolha!

Comprar um automóvel é um sonho para muitos brasileiros e é normal você se empolgar. No entanto, não faça sua escolha de forma precipitada: existem vários fatores importantes a se levar em conta para encontrar o seu carro ideal.

Fazer uma boa análise antes de investir em um veículo é fundamental para que a sua experiência depois da compra seja a melhor possível. É preciso pensar nas suas necessidades e nas suas particularidades, descobrindo o que combina com você.

No post de hoje, trouxemos algumas dicas para ajudar nessa escolha. Confira e fique atento!

1.Considere o tamanho da família

Se o carro vai transportar uma quantidade grande de pessoas com frequência, o ideal é que ele seja de um modelo mais espaçoso. Por outro lado, se ele será utilizado apenas por um ou dois indivíduos, é interessante pensar em um veículo menor.

Automóveis grandes consomem mais combustível, pesam e ocupam mais espaço na garagem, além de ser comum precisarem de mais reparos. Portanto, pense em quantas pessoas vão usar o veículo no dia a dia: você vai sair com sua família? Costuma dar carona para colegas de trabalho? Leve isso em conta para escolher o modelo mais adequado.

2.Pense nas atividades e na frequência em que o carro será utilizado

Você pretende usar o automóvel no dia a dia, para o trabalho, ou para viajar? Para fazer trajetos longos ou curtos? Para pegar mais estradas de terra ou de asfalto? Perguntas como essas ajudam a perceber quais características o automóvel deve ter, além de quais acessórios seriam úteis.

Para pegar estrada, por exemplo, pode ser recomendável um veículo maior, mais espaçoso e robusto. Em estradas de terra, recursos de carros como uma caminhonete também seriam bem-vindos. Assim, avalie bem as atividades pelas quais o automóvel vai passar com frequência e identifique necessidades. Se você pretende usá-lo em fins diversos, avalie vários modelos e veja qual concilia melhor seus objetivos.

Além disso, é importante considerar a frequência de uso. Se o carro for muito utilizado no dia a dia, pode valer a pena escolher um modelo mais econômico. No entanto, dependendo da quantidade de trânsito e da qualidade dos seus caminhos, pode ser mais vantajoso ter outras prioridades.

3.Faça uma avaliação entre carros novos e seminovos

Existem vários pontos a se considerar aqui. Claro que é importante pensar no seu orçamento e encontrar um modelo que se adeque a ele, mas é necessário avaliar o custo-benefício. Uma boa ideia é comparar as vantagens e desvantagens de um mesmo modelo de carro, nas versões zero quilômetro e seminovo.

Os veículos novos podem oferecer questões de personalização e segurança extra, que o tornam mais atrativo. Por sua vez, é possível encontrar seminovos em bom estado e, muitas vezes, até dentro da garantia. Lembre-se também que essa opção pode envolver mais gastos com manutenção, reparos e documentação, mas é preciso comparar e colocar tudo na ponta do lápis antes de decidir o que é melhor.

4.Priorize a segurança

Independentemente desses outros tópicos, quanto mais seguro for o carro, melhor. Estrutura reforçada, airbags (laterais e frontais), controle de estabilidade e freio ABS são alguns itens fundamentais.

Verifique se o modelo e os acessórios foram devidamente testados e não compre sem avaliar esse tipo de questão. A segurança é um dos fatores principais para se levar em conta.

Outros fatores importantes na hora de escolher um carro incluem verificar danos (no caso de seminovos e usados), informar-se se a concessionária é de confiança, verificar se seu orçamento poderá manter o veículo (com suas taxas, impostos e consumo) e exigir máxima qualidade. Não compre de maneira apressada: avalie bem todos os pontos envolvidos e não deixe de fazer o test drive, para garantir que você vai levar sua melhor opção.

Com essas dicas, você está mais perto de encontrar o carro ideal! Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Para acompanhar os nossos posts e novidades, não deixe de curtir nossa página no Facebook.

Marcos Junior

Voltar ao topo