Perfil financeiro: o que você precisa saber?

perfil financeiro
perfil financeiro

O que você tem feito para não ficar no aperto e garantir pelo menos uma folga quando o assunto é dinheiro? Já pensou em descobrir o seu perfil financeiro e dar uma força para você mesmo?

Ainda que não precise fazer qualquer esforço científico você já deve ter percebido que existem pessoas que são mais controladas com os gastos. Do mesmo modo, também já viu que outras não estão nem aí para gastar, às vezes, o que nem têm.

Agora, continue a leitura e descubra mais sobre como cada pessoa pode apresentar um perfil financeiro típico quando se relaciona com o dinheiro.

Por que uma estratégia financeira é importante?

Antes de tudo, é interessante falar sobre estratégia financeira e saber por que ela é importante. Vou procurar ser bem direto nessa conversa.

De modo geral, uma estratégia financeira é o caminho que você toma para sair do buraco ou para manter a estabilidade financeira e crescer, se você já alcançou alguma. Assim, os planos que você faz para ganhar mais ou para gastar menos constituem sua estratégia financeira.

Geralmente, parte-se da definição de prioridades, ou seja, é quando você precisa responder a perguntas, como: “Eu preciso mesmo disso?” ou “O que aconteceria se eu não comprasse mais tal coisa e investisse uma parte de meu dinheiro?”.

Assim, sua estratégia financeira é também a ferramenta de que você dispõe para melhorar as condições e o modo com que lida com o dinheiro. E a maior importância desse instrumento de melhoria é ser capaz de organizar as finanças e puxar você para cima cada vez mais.

O resultado vai construir sua tranquilidade e permitir que você tenha o que deseja, ao mesmo tempo em que garante uma folga para os imprevistos. Eis por que uma estratégia financeira é tão importante para quem está bem, assim como para quem não está.

Quais os principais perfis financeiros?

O perfil financeiro de uma pessoa é a maneira como ela se relaciona com o dinheiro que possui ou pretende conseguir. Os aspectos que caraterizam um perfil financeiro estão relacionados aos valores da pessoa, seu padrão social e seus hábitos de vida.

De modo geral, os diversos comportamentos relacionados ao dinheiro podem ser agrupados em tipos característicos. Veja se consegue se identificar em algum deles e como essas características podem afetar o seu score (pontuação de cada pessoa no mercado financeiro).

Poupador

O poupador, de modo geral, tem os olhos no futuro e, com isso, abre mão de algum desfrute no presente com vistas a garantir um amanhã mais tranquilo. Por essa razão, esse perfil caracteriza as pessoas que investem em seguro e pensam muito bem antes de gastar o seu dinheiro.

Na verdade, os indivíduos com essa característica conhecem a importância de guardar algum dinheiro e, desse modo, não apresentam dificuldades para construir uma reserva financeira. Para isso, analisam mais cuidadosamente a necessidade ou a importância de cada compra que vão fazer.

Gastador

O perfil gastador é praticamente o inverso do poupador, isto é, valoriza muito mais o aqui e agora em detrimento do futuro. Sua capacidade de consumir não leva em consideração as possibilidades futuras e, desse modo, raramente constroem uma segurança financeira.

Pelo fato de sua relação com o dinheiro estar mais voltada para o consumo, muitas vezes gastam mais do que podem. Assim, pessoas com essa característica costumam desequilibrar sua condição financeira tornando-a sempre muito instável pois, em geral, as saídas de dinheiro são maiores que as entradas.

Devedor

As principais características pessoais desse perfil são o imediatismo e a busca pelo caminho mais fácil, mesmo que por vezes inseguro. Em razão disso, o indivíduo muito facilmente lança mão de cheque especial e frequentemente não sabe como usar o cartão de crédito de maneira saudável, convivendo com dívidas de modo quase permanente.

Nesse caminho, além do desequilíbrio financeiro e da ausência de poupança e investimentos, existe uma costumeira presença de dívidas. Pessoas com esse perfil tendem a ser cíclicas nas dificuldades em que se envolvem, muitas vezes mesmo após receberem auxílio para se recuperarem, como um empréstimo para negativados.

Investidor

Do ponto de vista do equilíbrio financeiro, o perfil investidor é o que está mais próximo da estabilidade e da rápida construção de uma situação mais segura e tranquila. Sua relação com o dinheiro é bastante racional e lógica e, desse modo, essas pessoas são capazes de construir uma reserva de emergência.

Ao mesmo tempo, ao invés de gastarem descontroladamente, realizam aplicações financeiras que ajudam a alcançar as metas que traçaram. Quando realizam financiamentos, estão sempre de olho nas taxas de juros. São, portanto, planejadores de seu próprio futuro e, com isso, mais facilmente realizam seus principais objetivos.

Sonhador

Talvez o sonhador seja o mais raro dentre os perfis financeiros comumente encontrados. De modo geral, a pessoa se vê como um empreendedor que sabe das necessidades de recursos para os seus projetos.

Por ser inquieto, está em busca de uma nova oportunidade, um novo empreendimento. No entanto, sua motivação está sempre no futuro e, frequentemente, não consegue equilibrar os recursos de que necessita para a realização de seus sonhos.

Como descobrir o próprio perfil?

Conhecer o seu próprio perfil financeiro é o primeiro passo para conseguir alcançar uma condição de estabilidade. Na verdade, é essencial para que você tenha meios para administrar a relação que tem com o seu dinheiro.

Para esse fim, o primeiro passo é observar os próprios hábitos financeiros: como decide comprar, como registra seus gastos, como utiliza o cartão de crédito e por aí. Com isso, você consegue identificar seus pontos fortes e fracos na relação com o dinheiro de uma forma consciente.

Considerar a reeducação financeira como uma boa oportunidade de enxergar melhor essa relação é um grande passo para descobrir aspectos do perfil que costumeiramente não recebem atenção. É uma boa maneira de se conhecer nesse sentido.

Finalmente, a forma mais prática de dar o primeiro passo é procurar dentre os perfis apresentados acima de que você mais se aproxima, segundo sua própria visão. É uma boa referência para se aprofundar um pouco mais depois.

Assim, conhecer o perfil financeiro pode ser uma grande ajuda para construir uma relação mais eficiente com o dinheiro e alcançar mais facilmente os sonhos e projetos de vida.

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e mostre que você sabe por onde começar.

1 Shares:
Talvez goste