Blog da Youbo

Conteúdo e Serviços Financeiros

Por que contratar um seguro de automóvel?

Falo com tranquilidade: o seguro de automóvel é a melhor maneira de garantir mais segurança para você e sua família. Nunca se sabe quando um imprevisto pode acontecer, um risco ainda maior para quem vive nos grandes centros urbanos.

Na grande São Paulo, por exemplo, os últimos dados da Secretaria de Segurança Pública apontam para uma média diária de 530 furtos de carros. Isso equivale a 22 veículos por hora passando pelas mãos de criminosos, o que, sem dúvida, é uma ameaça aos proprietários de carros de passeio.

Mais do que nunca, colocar a contratação de um seguro auto nos seus planos deve ser encarado não como um gasto, mas como uma aplicação do seu dinheiro — e que, por sinal, apresenta um ótimo custo-benefício.

Quer entender melhor o assunto? Então, fique de olho nas dicas que vou te dar neste post!

Afinal: quais sãos as vantagens de contratar um seguro de automóvel?

É uma forma de investimento

Você é daqueles que trocam de carro com frequência ou se apegam e demoram a se desfazer de um veículo? Usa a serviço ou apenas para se locomover no dia a dia e em momentos de lazer? Independentemente do motivo, manter um seguro de automóvel é mais um argumento que pesa a favor na hora de uma possível revenda.

Acredite, esse é um investimento que compensa, já que exerce um peso considerável em uma negociação. Carros com seguro, em geral, costumam ser bem avaliados porque é uma evidência de que o antigo dono se importava com o próprio patrimônio.

Por mais que um seguro auto não seja transferível, caso o perfil do comprador seja similar ao seu, torna-se mais fácil estimar possíveis custos de uma nova apólice. Não menos importante, pense no valor que poderia ser subtraído do preço que você pedir, apenas porque não houve o cuidado em segurar o veículo contra as ameaças externas?

Contribui para a prevenção contra imprevistos

Você deve ter lido nas notícias como as chuvas recentemente colocaram o Rio de Janeiro em estado de calamidade. Agora, imagine a quantidade de veículos que, expostos às águas, foram perdidos? Por mais que seja possível recuperar um carro depois de uma enchente, o fato é que nem sempre o custo faz o negócio valer a pena. E por que arriscar?

Contar com um seguro, nesse caso, é a única garantia de que seu patrimônio estará protegido da ação da natureza ou mesmo de eventuais acidentes causados por terceiros. Logo, se na sua cidade o clima está sujeito a situações parecidas, nada melhor do que um seguro para chamar de seu.

Assegura o ressarcimento de danos

Contratar um seguro auto é poder deitar no travesseiro e dormir de consciência limpa, principalmente nos casos em que outras pessoas são afetadas em sinistros ou colisões. E cá entre nós, não há coisa pior do que debater sobre quem paga o que na hora de uma batida, não é mesmo?

Uma apólice com cobertura adicional de Responsabilidade Civil é a melhor resposta que você pode dar a possíveis lesados. Não se deve deixar de lado, ainda, a possibilidade de um conflito na hora de um acidente. Por isso, um seguro de carro é também uma forma de proteger sua própria integridade física.

Auxilia na preservação do patrimônio

Você deve saber muito bem que comprar um carro envolve um esforço muito grande e um investimento que, para muitos, representa alcançar o sonho de uma vida. Nesse aspecto, investir em um seguro é a melhor maneira de garantir que o seu patrimônio conseguido a duras penas não será perdido.

Essa é uma observação ainda mais válida para quem usa o carro para trabalhar. Em tempos de uso de bens pessoais como ferramenta de trabalho, como é o caso dos aplicativos de transporte, não se pode nem cogitar a hipótese de ficar sem o veículo. O prejuízo seria incalculável e certamente passaria longe do valor investido no pagamento de um seguro auto.

Propicia mais praticidade

Pense também nos dispositivos de segurança, procedimentos e cuidados que você toma (ou deveria tomar) apenas para evitar o risco de assaltos. Por exemplo, imagine que no trajeto casa/trabalho tenha que percorrer um caminho mais longo, só para evitar aquela rua perigosa — essa é a rotina de muita gente com veículos no Brasil.

Não seria melhor evitar tudo isso de uma forma mais simples e prática? Além disso, quem usa o carro com muita frequência ou para viagens, e percorre grandes trajetos diariamente, está muito mais exposto aos diversos riscos externos. Dessa forma, e considerando que tempo é dinheiro, um seguro é a maneira mais direta de poupar.

Proporciona mais tranquilidade

A verdade é que a facilidade que uma seguradora proporciona a quem contrata esse tipo de serviço não se compara a nenhuma outra coisa — e modéstia à parte, eu sei que estou falando. Não importa os tipos de cuidados que você toma, o fato é que todos nós, sem exceção, estamos sujeitos a sermos surpreendidos.

E nem precisa ser tipo um “velozes e furiosos” para precisar de um seguro. Seja pela ação de ladrões, pelas forças da natureza ou por algum acontecimento que você nem imagina, é inegável que ninguém sabe o que será do amanhã.

Felizmente, o processo de consulta e pesquisas por cotações evoluiu bastante e hoje pode ser feito em ambiente 100% digital — e olha que notícia boa, eu é que vou te ajudar! Isso mesmo, para contratar um seguro não é preciso nem sair de casa para dar os primeiros passos.

Quase todo o processo é concluído pela internet, o que é sem dúvida uma praticidade a mais para quem não tem tempo a perder — e nós sabemos que tá todo mundo “sem tempo, irmão”.

Outra grande vantagem ao fazer uma cotação online é que, no nosso caso, são eliminados aqueles extensos e chatos questionários que antecedem uma contratação. As perguntas são diretas, específicas e podem ser respondidas pelo meu chatbot.

E engana-se quem pensa que pela internet a cotação não é precisa, muito pelo contrário. Se eu, como bot, não conseguir responder à sua dúvida, há todo um suporte de especialistas, sempre prontos para avaliar o seu perfil e apontar para a melhor opção. Diante de tantas vantagens, fica muito mais fácil contratar um seguro sob medida, afinal, cada caso é um caso.

Neste post, apresentei melhor a você os aspectos envolvidos na contratação de um seguro de automóvel, suas vantagens e boas razões para aderir. Espero que seja útil para orientar sua decisão e que seu patrimônio, independentemente de qualquer coisa, esteja sempre protegido!

Sou o Youbo e serei o seu parceiro nessa jornada de aprendizado sobre seguros, investimentos e tantos outros assuntos do seu interesse! Se a sua decisão é por contratar um seguro de forma simples e prática, estou esperando você para bater um papo!

Leia Mais: Cálculo de prêmios de seguros

Marcos Junior

Voltar ao topo