Blog da Youbo

Conteúdo e Serviços Financeiros

Consórcio ou financiamento de carros: qual melhor opção?

Consórcio ou financiamento de carros? Essa é uma dúvida muito comum para quem vai investir em um automóvel. Essas duas opções são muito comentadas por aí, mas poucos as compreendem mais a fundo.

O caso é que existem várias diferenças entre tais modalidades e, para escolher a melhor para você, é preciso se informar e analisar bem. No post de hoje, vamos explicar do que se trata cada uma dessas opções e apresentaremos algumas vantagens do financiamento. Quer saber mais? Então continue com a gente!

O que é o consórcio de carros?

O consórcio é formado por um grupo de pessoas que pagam mensalidades com o objetivo de adquirir o carro em médio ou longo prazo. Com uma determinada frequência, é realizado um sorteio entre os participantes, sendo um deles contemplado com o bem.

Você pode ser sorteado desde os primeiros meses até os últimos, mas existem algumas formas de acelerar a sua contemplação. Alguns participantes dão lances mais altos ou pagam valores adiantados nas parcelas, o que lhes dá vantagem.

Após sua contemplação, você continua pagando prestações do veículo, em um processo mais semelhante ao do financiamento. Vale lembrar que o valor das parcelas não é fixo, podendo variar de acordo com alterações do preço do automóvel no mercado, por exemplo. As prestações são compostas pelo valor do carro mais taxas administrativas, referentes aos serviços que fazem o consórcio funcionar.

Diferente do financiamento, é até possível desistir do processo após entrar, mas é preciso ter cuidado com a questão de multas. É fundamental conferir sempre o regulamento e pesquisar suas opções.

O que é o financiamento?

O financiamento trata-se de um crédito cedido por uma instituição, como um banco, para a aquisição de um bem. Assim que o crédito é aprovado e as transações são realizadas, você já pode adquirir o carro e passá-lo para o seu nome. A partir daí, deve-se pagar prestações até quitar o investimento.

Assim, o acesso ao automóvel é praticamente imediato. É preciso lembrar apenas que ele não pode ser vendido ou cedido enquanto o processo não for quitado.

A quantidade de parcelas, as formas como elas serão pagas e as normas para ser aprovado variam de instituição para instituição, portanto é importante se informar para achar a melhor opção. De modo geral, porém, um financiamento oferece mais opções de parcela que um consórcio: é possível escolher, por exemplo, entre sistemas crescentes ou decrescentes de pagamento.

Nas prestações de um financiamento estão inclusos o valor do veículo, juros e outros encargos do processo. É fundamental pedir para conferir o CET (Custo Efetivo Total), documento no qual devem ficar registrados todos os custos envolvidos, para se certificar de que está tudo certo.

É preciso também conferir a regulamentação do financiamento. Fique atento a questões como atrasos nas parcelas, pois esses fatores podem gerar multa ou retirada do automóvel.

Quais são as vantagens de um financiamento?

Uma das maiores vantagens do financiamento frente ao consórcio é a rapidez com que o carro é adquirido. Isso o torna a melhor opção, por exemplo, para quem está com urgência ou não quer esperar muito para usar o veículo.

Outros benefícios referem-se às parcelas: em muitos tipos de financiamento, o seu valor é fixo, então mesmo se o valor do carro financiado aumentar no mercado, deve-se manter o que foi combinado no contrato. O tempo para quitar a dívida também costuma ser maior: normalmente, ele pode chegar até 60 meses.

O financiamento e o consórcio são duas opções bem diferentes. Em qualquer uma delas, porém, é fundamental pesquisar bastante e escolher bem a empresa e o tipo de processo, além de analisar o contrato e as condições. Negocie com quem é de confiança!

Esperamos ter ajudado a compreender as diferenças entre essas modalidades e escolher entre consórcio ou financiamento de carros. Para tirar dúvidas ou conhecer nossos serviços é só entrar em contato. Aguardamos você!

Marcos Junior

Voltar ao topo