Blog da Youbo

Conteúdo e Serviços Financeiros

Prova de Vida: Novo Prazo e Como Agendar no Meu INSS

Devido aos efeitos da pandemia, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu até o final de novembro de 2020 os bloqueios de benefícios dos aposentados que não realizaram a prova de vida de março a outubro.

O procedimento é anual e fundamental para a manutenção dos pagamentos do INSS, sendo que, em tempos normais, o beneficiário que deixasse de realizar a prova de vida teria o benefício bloqueado.

Como o serviço presencial ficou impossibilitado devido ao isolamento social, o instituto vem prorrogando a suspensão do bloqueio, além de testar o formato à distância com a prova de vida digital, com cerca de 500 beneficiários selecionados.

Porém, com o retorno gradual dos serviços nas agências previsto para dezembro, os aposentados e pensionistas do INSS que não fizerem o agendamento do procedimento comprobatório poderão ter o benefício suspenso.

Para não correr esse risco, o beneficiário deve ficar atento, podendo agendar o atendimento por meio dos portais Meu INSS ou Meu Gov.BR e comparecer à uma agência. 

Vamos ver por que fazer a prova de vida no INSS e como agendar a sua, confira!

Prova de Vida: pra que serve?

O chamado procedimento comprobatório de vida está previsto por lei e tem a finalidade de atestar que o segurado está vivo a fim de evitar fraudes e desvios. 

Devendo ser realizado anualmente no mês de aniversário do segurado, o procedimento é obrigatório para todos os beneficiários do INSS que recebem os pagamentos por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.

Antes da pandemia, para fazer a prova de vida bastaria comparecer na data convocada na agência bancária que o beneficiário recebe o pagamento, com um documento de identificação com foto em mãos. 

Agora, esse procedimento pode ser retomado em dezembro, sendo que nas agências do INSS fica necessário realizar o agendamento por meio do telefone 135 ou pelo aplicativo do Meu INSS

Vale lembrar que em casos em que o beneficiário tenha dificuldades de locomoção, esteja doente ou com idade superior a 60 anos, a prova de vida pode ser agendada para ser realizada à distância ou mesmo por meio de um procurador. 

Ambos os procedimentos podem ser feitos pelo Meu INSS. Veja como! 

Como Agendar Prova de Vida no Meu INSS

Caso ainda não tenha conta criada no Meu INSS ou no Meu Gov.BR, siga os passos para baixar o aplicativo ou fazer o seu cadastro no portal:

  1. Acesse o Portal do Meu INSS ou baixe o APP

Você precisará acessar o site gov.br/meuinss ou fazer o download do app diretamente na Play Store AQUI ou na Apple Store AQUI.

Para fazer o cadastro é bem simples, basta informar apenas alguns dados pessoais como o seu CPF, nome completo, data de nascimento e depois responder algumas perguntas sobre o seu histórico de trabalho e contribuição ao INSS.

Com isso, você vai receber uma senha provisória de acesso.

  1. Crie sua senha

Após fazer o login com a sua senha provisória de acesso ao Meu INSS, você pode alterá-la e emitir uma nova como quiser – desde que atenda aos critérios de segurança: ter no mínimo 9 caracteres e usar pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.

  1. Acesse aos serviços

Ao acessar o portal, basta escolher a opção “Agendamentos/Solicitações”, depois é só clicar em “Novo Requerimento” para aparecer todas as opções de serviços, como:

  • Realizar Prova de Vida (Situações Excepcionais Não Resolvidas Pelo Banco)
  • Solicitar Prova de Vida – Dificuldade de Locomoção
  • Solicitar Prova de Vida – Maior de 80 anos
  • Cadastrar ou renovar procuração

Para facilitar, você pode fazer buscas pelo procedimento que você procura.

Em seguida, basta clicar na melhor opção para o seu caso e seguir as solicitações para confirmar de documentação. 

Vale ressaltar que esses não são os únicos serviços que o Meu INSS oferece ao cidadão e é possível realizar diversas consultas com facilidade, tais como:

  • Extrato de Pagamento do Benefício;
  • Extrato Previdenciário (Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS);
  • Extrato para Imposto de Renda;
  • Consulta a Declaração de Benefício;
  • Carta de Concessão
  • E Muito mais.

Mas e a Prova de Vida Online?

Como falamos mais acima, o INSS vem testando o formato de Prova de Vida Digital com beneficiários convocados – são cerca de 500 mil aposentados nessa primeira etapa. Portanto, a facilidade por enquanto está restrita a quem foi selecionado.

Para realizar o procedimento, porém, além do app do Meu INSS é necessário instalar o Meu Gov.Br. Veja os passos:

  1. Depois de logar no app Meu INSS (seguindo os passos já citados), basta selecionar a opção “Prova de Vida”, disponível na tela inicial e depois clicar em “Iniciar a prova de vida”.
  1. O processo é feito por validação facial, mas para isso é preciso ir para um segundo app: o Meu Gov.Br.
  1. Após fazer o download do app no Google Play ou App Store, será preciso criar uma nova conta – sendo necessário informar título de eleitor ou CNH.
  1. Feito o login, basta clicar em “Autorizações”, “Autenticar” e “OK”.
  1. Confirme seus dados utilizando um documento original com foto para comparar com a sua biometria facial.
  2. Em seguida, é hora de tirar a foto frontal (selfie) do rosto, seguindo as instruções disponíveis na tela. Por questão de segurança, é possível que sejam feitos vários registros. 

Pronto, em poucos minutos e de forma totalmente online a Prova de Vida está realizada e tem seu resultado válido, mesmo se tratando de um projeto piloto do INSS!

Que tal aproveitar as facilidades dos aplicativos para conferir o extrato e a margem de seu consignado e já fazer uma simulação de empréstimo com as melhores taxas do mercado? 

Na Youbo você faz todo o processo online e seguro para aproveitar crédito consignado rápido e seguro. Faça uma simulação agora!

Dúvidas? Deixe nos comentários que teremos prazer em te responder.

Marcos Jr

Voltar ao topo