Blog da Youbo

Conteúdo e Serviços Financeiros

Como saber meu tempo de contribuição no INSS?

Em novembro de 2020 completa um ano que a reforma da Previdência foi promulgada pelo Governo, mas até hoje as alterações nas regras para aposentadoria pelo INSS geram dúvidas aos trabalhadores. 

Uma das principais obviamente é: quanto tempo falta para eu me aposentar?

Para responder essa questão será preciso realizar alguns cálculos de acordo com as novas regras de pontuação e de transição. Mas o primeiro passo é saber o seu tempo de contribuição no INSS. 

Com a nova regulamentação, contribuintes do Instituto Nacional de Seguro Social a partir de janeiro de 2020 não têm mais a opção de aposentadoria por contribuição sem atender uma idade mínima, que passou a ser de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres.

Porém, saber o tempo de contribuição ainda é fundamental para fazer o cálculo da aposentadoria para saber quando terá direito e o quanto receberá de benefício, já que com a nova regra o valor do pagamento também pode variar de acordo com os anos contribuídos. 

Essa informação é essencial ainda para quem se encaixa nas regras de transição ou para quem entrará no sistema de pontuação – que soma a idade os anos contribuídos no INSS, de acordo com uma tabela progressiva.

O que talvez você não saiba ainda é que é possível conferir tudo isso – e ainda fazer uma simulação do tempo que resta para a sua aposentadoria – sem nem ter que sair de casa!

  1. Acesse o Portal do Meu INSS ou baixe o APP

Isso mesmo, você pode checar o seu tempo de contribuição pelo Meu INSS, que pode ser acessado via internet ou fazendo o download de app na Play Store ou na Apple Store.  Vamos conferir o passo a passo a seguir?

Caso você ainda não tenha o aplicativo do Meu INSS instalado ou não fez o cadastro no portal, você precisará acessar o site gov.br/meuinss ou fazer o download do app. 

O cadastro é bem simples, bastando informar dados pessoais como CPF, nome completo, data de nascimento e depois responder algumas perguntas sobre o seu histórico de trabalho e contribuição ao INSS.

Com isso, você vai receber uma senha provisória de acesso.

  1. Acesse o CNIS

Após fazer o login com a sua senha provisória de acesso ao Meu INSS, você pode alterá-la e emitir uma nova como quiser – desde que atenda aos critérios de segurança: ter no mínimo 9 caracteres e usar pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.

Ao acessar o portal, basta escolher a opção “Extrato de Empréstimo (CNIS)”, localizada ao lado esquerdo da página ou do app e já irá emitir o seu documento! 

  1. Emita as suas Relações Previdenciárias

Já na seção CNIS, você vai encontrar a opção “Relações Previdenciárias”. Basta clicar para emitir o relatório que permite visualizar os seus dados cadastrais, os vínculos empregatícios, remunerações e contribuições para a previdência.

Aí basta imprimir ou salvar o seu documento com o seu tempo de contribuição. Além disso, o relatório ainda serve para checar se há alguma irregularidade e prevenir problemas na hora de solicitar a sua aposentadoria

Mas e como simular o tempo de contribuição necessário para se aposentar?

Além dessa consulta ao extrato, o Meu INSS ainda oferece a opção de Simulação do tempo de contribuição. Para isso, após fazer o login no app ou portal, siga os passos:

1 – Escolha a opção “Simulação de Tempo de Contribuição” no lado esquerdo da tela;

  1. – Clique em “calcular”, esta opção vai mostrar o tempo de contribuição em anos, meses e dias. 

3 – Vá na opção “detalhar”. Aqui, você verá todos os seus vínculos empregatícios, verificando se você já pode se aposentar por tempo de contribuição ou quantos pontos ainda faltam.

Viu como é fácil usar o Meu INSS para conferir suas contribuições? Como vimos, o portal pode ser muito útil para os contribuintes e facilitar a vida com serviços digitais como ao conferir extratos e fazer solicitações.

Outra opção que facilita a vida de aposentados e pensionistas do INSS é o benefício do empréstimo consignado. Além de taxas mais em conta e prazos maiores, agora a categoria conta com carência de até 90 dias para começar a pagar.

Na Youbo você faz todo o processo de simulação, solicitação, aprovação e contratação de crédito consignado de forma online e segura. É ideal para quem quer aproveitar crédito rápido e nas menores taxas do mercado. Faça uma simulação agora!

Dúvidas? Deixe nos comentários que teremos prazer em te responder.

Marcos Jr

Voltar ao topo