Como Consultar o Extrato de Pagamento no MEU INSS?
Como consultar o extrato de pagamento no portal do MEU INSS?
Com as pessoas cada vez mais acostumadas ao ambiente online, muitos serviços que antes eram exclusivamente realizados em espaços físicos passaram por uma digitalização. Os objetivos são geralmente o de reduzir custos e facilitar a vida dos usuários.
E foi por esse motivo – simplificar a vida do cidadão – que foi criado o portal Meu INSS, uma ferramenta do governo disponível por acesso na web ou via aplicativo, que reúne mais de 90 serviços digitais para os segurados do INSS.
Entre essas opções de serviços online está uma das mais requeridas pelos segurados: a Emissão do Extrato de Pagamento de Benefício do INSS!
Ou seja, de forma online é possível solicitar o comprovante de renda dos beneficiários, detalhando informações como valores, datas e o banco de pagamento.
Em pouquíssimos passos, qualquer pessoa que receba algum benefício do Instituto Nacional do Seguro Social – mesmo sem ter conta bancária na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil – pode emitir o seu Extrato de Pagamento sem ter que sair de casa.
Quer ver como? Vamos mostrar o passo a passo a seguir – continue a leitura!
Consultando o extrato de pagamento no MEU INSS
- Acesse o Portal do Meu INSS ou baixe o APP
Se você ainda não tem o aplicativo do Meu INSS instalado ou não fez o cadastro no portal, o primeiro passo é acessar o site gov.br/meuinss ou fazer o download do app diretamente na Play Store AQUI ou na Apple Store AQUI.
Fazer o cadastro é bastante simples. Será preciso informar apenas alguns dados como o seu CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas sobre o seu histórico de trabalho e contribuição ao INSS.
Com isso, você vai receber uma senha provisória de acesso.
- Emita o Extrato
Após fazer o login com a sua senha provisória de acesso ao Meu INSS, você pode alterá-la e emitir uma nova como quiser – desde que atenda aos critérios de segurança: ter no mínimo 9 caracteres e usar pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.
Ao acessar o portal, basta escolher a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”, localizada ao lado esquerdo da página ou do app e já irá emitir o seu documento!
Viu como é fácil emitir o seu comprovante sem precisar ir até uma agência ou mesmo acessar contas bancárias online? E olha que isso é apenas um dos serviços que o Meu INSS oferece ao cidadão. Vamos conhecer outros!
Outros Serviços de Extrato no MEU INSS
Como já falamos, o portal Meu INSS traz mais de 90 serviços digitais que resolvem muitas necessidades de maneira mais rápida e econômica para todos.
Afinal, em tempos de isolamento social ou não, as pessoas estão mais conectadas do que nunca e não faz mais sentido o custo e o tempo gasto para realizar tarefas simples – como a emissão de extratos de pagamento – em espaços físicos, não é mesmo?
Além do Extrato de Pagamento do Benefício, outras opções de consulta a comprovantes e emissão de documentos disponíveis no app ou site do MEU INSS são:
- Extrato Previdenciário (Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS);
- Extrato de Empréstimo Consignado;
- Extrato para Imposto de Renda;
- Consulta a Declaração de Benefício;
- Carta de Concessão.
E tem muito mais informação e serviço que você pode realizar diretamente no portal. É possível ver, por exemplo, o saldo disponível para calcular a sua margem consignável para solicitação de empréstimos.
Agora é só começar a usar o Meu INSS e descobrir tudo que ele oferece, conferindo com mais facilidade todos os seus extratos, comprovantes e informações sobre solicitações e benefícios.
Como Saber se meu Empréstimo Consignado foi Aprovado no INSS?
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Dúvidas? Fique à vontade para deixar nos comentários que teremos prazer em te responder.
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