Como Saber se meu Empréstimo Consignado foi Aprovado no INSS?

Como Saber se meu Empréstimo Consignado foi Aprovado no INSS?
Solicitou a Liberação do seu Empréstimo Consignado no INSS? Veja Como Verificar se ele foi Aprovado pelo Portal ou APP do Meu INSS!

Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe que o Empréstimo Consignado é uma modalidade de crédito exclusiva para algumas categorias, como aposentados e pensionistas do INSS, que garante menores taxas de juros, prazos e parcelas maiores.

Além dessas vantagens, outro ponto positivo da modalidade também é a facilidade e o tempo para aprovação da solicitação do empréstimo. 

Porém, como em todas as contratações de crédito, é preciso passar por uma análise e alguns processos até a liberação do dinheiro na sua conta. Vamos entender melhor neste artigo? Veja o que separamos!

Como saber se o consignado foi aprovado?

Para solicitar um Empréstimo Consignado o primeiro passo é desbloquear a função no INSS – caso ainda não tenha feito.  Com a nova Instrução Normativa nº 107, o prazo para novos beneficiários liberaram essa modalidade caiu de 90 para 30 dias corridos.

Após seguir os passos para desbloqueio do benefício do consignado por meio do APP ou site do Meu INSS, você já poderá procurar a melhor proposta nas instituições bancárias da modalidade.

Ao escolher e solicitar um empréstimo consignado com uma financeira, será feita uma análise de crédito. Cada instituição tem seus prazos e critérios, mas atualmente os processos de análise são rápidos e, em muitos casos, totalmente online, como na Youbo, por exemplo.

Na análise, além da confirmação da documentação e do cadastro no INSS, o banco irá avaliar basicamente a margem consignável do solicitante através do extrato do pagamento, que pode ser retirado facilmente de forma online, para assim oferecer os prazos e valores do acordo.

A margem consignável é o valor máximo que um beneficiário do INSS pode comprometer em empréstimos, correspondendo a 35% do benefício pago. Destes, 5% são reservados para um cartão de crédito na modalidade.

Por isso, é importante manter os dados atualizado e até mesmo consultar a sua margem consignável antes de fazer uma solicitação de empréstimo.

Caso a proposta da instituição bancária seja aprovada pelo beneficiário, o próximo passo será a assinatura do contrato e o envio para Averbação no INSS.

A boa notícia é que tudo isso é possível de ser feito sem ter que sair de casa!

Averbação no INSS: como saber?

A Averbação nada mais é do que a aprovação do órgão ou instituição pagadora, no caso o INSS. Na análise do contrato, o instituto leva em consideração a proteção do beneficiário e a garantia das condições de pagamento.

Para isso, o INSS tem um prazo de 48h a 72h para a análise e resposta, assim se for aprovada já é feita a liberação do crédito.

Todo esse processo até a resposta de aprovação do empréstimo consignado pode ser acompanhado pelo app ou site do Meu INSS. Veja os passos:

  1. Acesse o Portal do Meu INSS ou baixe o APP

Se você ainda não tem o aplicativo do Meu INSS instalado ou não fez o cadastro no portal, basta acessar o site gov.br/meuinss ou fazer o download do app diretamente na Play Store AQUI ou na Apple Store AQUI.

Fazer o cadastro é simples, basta informar seus dados como CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas sobre o seu histórico de trabalho e contribuição ao INSS.

Com isso, você vai receber uma senha provisória de acesso.

 2. Agendamentos/Requerimentos

Após fazer o login com a sua senha provisória de acesso ao Meu INSS, você pode alterá-la e emitir uma nova como quiser. Então, ao acessar o portal, basta escolher a opção “Agendamentos/Requerimentos”.

Lá você poderá acompanhar o status do seu requerimento.

Faça uma Simulação e evite a não aprovação

Uma boa dica para evitar qualquer problema na aprovação e ver os prazos aumentarem para receber seu empréstimo consignado é fazer uma Simulação Online. 

Assim, você já saberá quais serão em média os valores e taxas há que terá direito, evitando erros e pedidos incompatíveis.

Com a Youbo você pode fazer tudo isso de forma online, descomplicada e segura. Sendo ideal para quem mais precisa de crédito em tempos de isolamento e distanciamento social.
Em pouco tempo e sem complicações você simula, solicita, aprova e recebe o crédito que você precisa diretamente pelo site e no seu e-mail. Venha fazer uma simulação agora!

2 Shares:
Talvez goste