Blog da Youbo

Conteúdo e Serviços Financeiros

Você conhece as vantagens do crédito consignado?

Não é raro, em certos momentos da vida, precisarmos de um dinheiro extra, seja para uma compra necessária, seja para uma despesa inesperada, seja para quitar uma dívida. Entre as formas disponíveis para se conseguir os recursos, existem vantagens do crédito consignado que o colocam entre as melhores.

Para isso, é importante conhecer como funciona essa modalidade e quem pode usufruir desses benefícios. Do mesmo modo, é muito bom saber o que o diferencia de outras formas de crédito.

Continue a leitura e conheça as vantagens do crédito consignado e como ele pode ser uma mão na roda quando as coisas apertarem.

O que é o crédito consignado?

O crédito consignado é uma forma de empréstimo pessoal muito comum no Brasil. Devido às suas vantagens sobre as demais formas de crédito, está situado entre as modalidades mais utilizadas pela população.

A principal característica do crédito consignado reside em um aspecto do maior interesse: a menor taxa de juros que utiliza. Isso é possível porque a financeira que fornece o crédito tem riscos menores, em razão de outra característica do consignado, que é a sua forma de pagamento.

Como funciona o crédito consignado?

Nessa modalidade de empréstimo, as prestações são debitadas diretamente na folha de pagamento da empresa na qual o interessado trabalha ou na folha de aposentados e pensionistas, isto é, já vem no holerite. Assim, com menos riscos, os juros podem ser menores. Melhor para todos, não é mesmo?

A maioria dos bancos e financeiras oferece o crédito consignado, uma vez que a confirmação de uma relação de trabalho ou de aposentadoria e pensão proporciona a certeza do recebimento das parcelas. Por essa razão, é comum empréstimos consignados serem oferecidos com prazos de 72 meses e até mais.

Para dispor dessa facilidade, é preciso que a empresa ou a instituição na qual você trabalha mantenha essa relação com a financeira. Além disso, para fins do empréstimo, o limite do montante que pode ser liberado é em função de sua renda e isso é uma determinação legal.

Trata-se de uma limitação do Banco Central para o crédito consignado: a parcela da prestação fica limitada a 35% da renda do cliente. De resto, o processo de contratação do crédito é simples e rápido. Você autoriza o desconto e pronto!

Quem pode usufruir de seus benefícios?

Como se viu, nem todo mundo pode usufruir das facilidades oferecidas pelo crédito consignado. Nesse sentido, essa linha de crédito foi instituída para alguns segmentos com retorno mais seguro e que podem ser assim elencados:

  • aposentados e pensionistas pelo INSS;
  • servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal;
  • militares das Forças Armadas;
  • trabalhadores da iniciativa privada, com carteira assinada.

Os bancos, de modo geral, fazem uma análise de crédito e do histórico do interessado para avaliar sua condição como pagador. Algumas instituições não liberam o empréstimo se considerarem o histórico avaliado muito ruim, indicando que a pessoa em questão representa risco de não recebimento.

No entanto, esse tipo de rejeição é menos comum, pois, como visto, o desconto direto representa segurança para a instituição financeira. Tanto é assim que o empréstimo consignado pode ser oferecido mesmo para pessoas em situação de crédito negativo no mercado (“nome sujo”).

De modo geral, os empréstimos são concedidos sem muitas dificuldades, sendo essa a razão de ser uma das linhas de crédito mais procuradas. Porém, o mais interessante são as vantagens que oferece. Dê uma olhada a seguir.

Quais as suas principais vantagens?

Não é por acaso que o crédito consignado é tão procurado. Afinal, oferece um conjunto de vantagens sobre as demais linhas de empréstimo existentes que vale a pena considerar. Nesse sentido, nos próximos tópicos você confere algumas delas.

Crédito rápido e descomplicado

Em razão da maior segurança já observada, as exigências de garantias praticamente não precisam existir, e todo o processo fica bem facilitado para o cliente. Desse modo, em até 48 horas o dinheiro já está depositado em sua conta, sendo comum o crédito em 24 horas e até no mesmo dia.

Desconto na folha de pagamento

Enquanto, para a financeira, essa forma de crédito representa a certeza de menos dor de cabeça para receber, para o interessado significa tranquilidade, pois não há necessidade de realizar o pagamento todo mês. Assim, você não precisa se lembrar do vencimento e, muito menos, utilizar boleto ou outra forma de pagamento.

Juros reduzidos

As taxas de juros praticadas na concessão do empréstimo consignado são bem menores quando comparadas com outras linhas de crédito pessoal, e você já sabe o porquê. Essa é, sem dúvida, uma das maiores vantagens do consignado.

Quitação das faturas do cartão de crédito

Em razão do cartão de crédito ser um instrumento facilitador das compras, por vezes é utilizado além da capacidade de pagamento. Nesse sentido, o empréstimo consignado é uma grande ajuda para viabilizar o pagamento das faturas vencidas do cartão de crédito, em razão de seus juros serem bem menores.

Empréstimo para negativado

Mesmo pessoas em situação de crédito negativo podem conseguir o empréstimo consignado, o que significa dispensa de fiador e avalista. Na verdade, como se viu para o cartão de crédito, também a quitação de dívidas com juros elevados tem no consignado o crédito que permitirá solucionar as pendências financeiras.

Parcelas fixas, sem correção

Uma das maiores vantagens do crédito consignado é que as parcelas definidas na contratação não sofrerão correção ao longo do tempo. Com isso, você pode se programar na certeza de que os valores serão os mesmos até o final do contrato, não importa qual seja o prazo acertado com o banco.

Possibilidade de contratação em qualquer instituição

Outra possibilidade bem legal é que, mesmo se o interessado não tiver conta em um determinado banco conveniado com sua empresa, ele poderá obter o crédito consignado. Na prática, essa facilidade permite buscar taxas ainda melhores no mercado, uma vez que há diversos bancos que operam nessa modalidade.

Agora que você já conhece as principais vantagens do crédito consignado, pode fazer uso dessa facilidade a qualquer momento que precisar.

Gostou deste post? Continue com a gente: com certeza você vai se interessar em saber como é o empréstimo para negativados.

Marcos Junior

Voltar ao topo