Blog da Youbo

Conteúdo e Serviços Financeiros

Prova de Vida no INSS pode ser Online. Entenda!

Não é de hoje que o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) vem investindo em tecnologia e inovação para facilitar a vida do beneficiário, basta ver que atualmente mais de 90 serviços já estão disponíveis de forma totalmente digital por meio do Portal do Meu INSS

Acontece que, com os efeitos da pandemia do coronavírus, essa necessidade de trazer a tecnologia para evitar o comparecimento pessoal nas agências ganhou ainda mais abrangência e urgência. Nesse sentido, a grande novidade agora é a possibilidade de fazer a Prova de Vida Digital!

Para isso, o INSS começa a realizar em agosto de 2020 um projeto piloto com cerca de 550 mil beneficiários de todo o Brasil para realizar o procedimento de Prova de Vida por meio de reconhecimento facial sem ter que sair de casa.

Quer saber como vai funcionar tudo isso? Vamos acompanhar a seguir!

Prova de Vida Digital no INSS: como funciona?

O procedimento de Prova de Vida é obrigatório e anual para aposentados e pensionistas do INSS, justamente para garantir que estão vivos e, assim, evitar fraudes e pagamentos indevidos pelo órgão.

Mas vale lembrar que no começo da pandemia no país, o Governo Federal decretou a suspensão da Prova de Vida no INSS, justamente para preservar a vida dos beneficiários, que em sua maioria fazem parte do grupo de risco da doença. 

Com isso, os benefícios pagos a quem deveria ter feito a comprovação não foram suspensos nesse período. 

Agora, porém, os aposentados e pensionistas que já deveriam ter feito a prova de vida em 2020 – ou seja, que já passaram mais de 12 meses da última realizada – são o foco desse projeto piloto com reconhecimento facial.

O processo pode será todo feito diretamente pelo celular, bastando que o beneficiário acesse o site ou instale o aplicativo do Meu INSS, tire uma fotografia do rosto – como uma selfie – e apresente a documentação necessária para análise no Instituto.

Num primeiro momento, o piloto será realizado apenas com aqueles beneficiários que possuem carteira de motorista digital ou título de eleitor digital.

Quer ver como é fácil acessar o Meu INSS e fazer a prova de vida digital? Siga os passos!

Como usar o Meu INSS para fazer a Prova de Vida Digital?

Como já falamos, o Meu INSS é uma ferramenta do governo que reúne diversos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social e que pode ser acessado via internet ou fazendo o download de app na Play Store ou na Apple Store

O INSS ainda não deu detalhes de como informará os beneficiários participantes do projeto piloto por reconhecimento de voz, mas para utilizar o portal ou app é muito fácil Veja a seguir:

  1. Acesse o Portal do Meu INSS ou baixe o APP

Caso você ainda não tenha o aplicativo do Meu INSS instalado ou não fez o cadastro no portal, você precisará acessar o site gov.br/meuinss ou fazer o download do app. 

O cadastro é bem simples, bastando informar dados pessoais como CPF, nome completo, data de nascimento e depois responder algumas perguntas sobre o seu histórico de trabalho e contribuição ao INSS.

Com isso, você vai receber uma senha provisória de acesso.

  1. Faça o Reconhecimento Facial

Após fazer o login com a sua senha provisória de acesso ao Meu INSS, você pode alterá-la e emitir uma nova como quiser – desde que atenda aos critérios de segurança: ter no mínimo 9 caracteres e usar pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.

Ao acessar o portal, bastará escolher a opção “Prova de Vida Digital”, tirar a foto do rosto do aposentado ou pensionista e enviar a documentação solicitada.

  1. Análise do INSS

Em seguida o sistema do portal fará a autenticação e validação da foto e documentação do beneficiário. A ideia é que o sistema utilize de inteligência artificial nessa etapa, facilitando e agilizando a análise.

A aprovação ou não da prova de vida também será informada no próprio Meu INSS.

Viu como é fácil fazer tudo isso sem precisar ir até uma agência? Mas e depois da pandemia?

Prova de vida digital veio pra ficar: os próximos passos

Antes mesmo da pandemia o INSS já vinha estudando a possibilidade de realizar a prova de vida dispensando a presença física do beneficiário nas agências. 

Desde o final de 2019 o Instituto já vinha realizando testes com beneficiários pelo sistema de biometria. A ideia é cada vez mais facilitar a vida dos aposentados e pensionistas e garantir a prova de vida de forma segura e eficiente.

Que tal fazer uma simulação de empréstimo consignado sem sair de casa? 

Outra possibilidade que facilita a vida para os aposentados e pensionistas é o acesso ao Empréstimo Consignado da Youbo, que permite fazer uma simulação rápida e fácil para o crédito que você precisa e tem direito!

Na Youbo você faz todo o processo online e seguro para aproveitar crédito rápido e nas menores taxas do mercado. Faça uma simulação agora!

Dúvidas? Deixe nos comentários que teremos prazer em te responder.

Marcos Jr

Voltar ao topo