Já falamos aqui sobre uma das mudanças feitas na prova de vida por conta do momento de pandemia. Hoje, voltamos ao assunto mostrando as mudanças mais impactantes que alteraram a rotina de todos os Aposentados e Pensionistas.

Entenda as mudanças da prova de vida neste ano

  • Suspensão da prova de vida em 2020

INSS declarou no início da pandemia, em março, o adiantamento do procedimento da prova de vida, já que, normalmente, ele é feito presencialmente na rede bancária. O que não se contava é que, com o prazo cada vez mais perto e a situação de saúde pública cada vez pior, o INSS tomou a decisão de prorrogar de novo o prazo. A nova data limite chegou agora em setembro.

  • NOVIDADE: prova de vida feita pelo celular

Uma das mais incríveis e inovadoras mudanças foi o projeto de fazer a prova de vida por meio do celular, à distância, com a biometria facial. Com essa novidade, que teve seu teste iniciado em agosto deste ano, abrangendo 500 mil pessoas, os Aposentados e Pensionistas podem fazer este processo em segurança, sem precisar se locomover até uma agência.

E qual é o novo prazo da prova de vida 2020?

Apenas no caso de quem está com pagamento de seu benefício suspenso a prova de vida é permitida ser presencial, para evitar a suspensão definitiva da aposentadoria ou pensão. De resto, a regra permanece a mesma até que seja anunciada uma nova mudança. Assim, quem já efetivou sua prova de vida só precisará se preocupar com esse tópico novamente ano que vem.

2 Shares:
Talvez goste