Blog da Youbo

Conteúdo e Serviços Financeiros

Prova de vida: Entenda tudo sobre as mudanças

Já falamos aqui sobre uma das mudanças feitas na prova de vida por conta do momento de pandemia. Hoje, voltamos ao assunto mostrando as mudanças mais impactantes que alteraram a rotina de todos os Aposentados e Pensionistas.

Entenda as mudanças da prova de vida neste ano

  • Suspensão da prova de vida em 2020

INSS declarou no início da pandemia, em março, o adiantamento do procedimento da prova de vida, já que, normalmente, ele é feito presencialmente na rede bancária. O que não se contava é que, com o prazo cada vez mais perto e a situação de saúde pública cada vez pior, o INSS tomou a decisão de prorrogar de novo o prazo. A nova data limite chegou agora em setembro.

  • NOVIDADE: prova de vida feita pelo celular

Uma das mais incríveis e inovadoras mudanças foi o projeto de fazer a prova de vida por meio do celular, à distância, com a biometria facial. Com essa novidade, que teve seu teste iniciado em agosto deste ano, abrangendo 500 mil pessoas, os Aposentados e Pensionistas podem fazer este processo em segurança, sem precisar se locomover até uma agência.

E qual é o novo prazo da prova de vida 2020?

Apenas no caso de quem está com pagamento de seu benefício suspenso a prova de vida é permitida ser presencial, para evitar a suspensão definitiva da aposentadoria ou pensão. De resto, a regra permanece a mesma até que seja anunciada uma nova mudança. Assim, quem já efetivou sua prova de vida só precisará se preocupar com esse tópico novamente ano que vem.

Marcos Jr

Voltar ao topo