Veja As Diferenças Entre Proteção Veicular E Seguro E Escolha O Melhor
By Marcos Junior

Veja as diferenças entre proteção veicular e seguro e escolha o melhor

Na hora de garantir a segurança do seu veículo, você vai se deparar com duas opções: seguro e proteção veicular. É comum as pessoas confundirem esses dois serviços ou pensarem que são muito semelhantes, quando na verdade há uma série de diferenças entre eles as quais é preciso se atentar.

Proteger seu carro é um assunto sério. Por isso, não adianta tomar uma decisão precipitadamente, sem se informar a fundo sobre as suas opções. No post de hoje, vamos apresentar as diferenças entre essas modalidades, além de assinalar alguns pontos para facilitar sua escolha. Continue lendo para saber mais!

O que é proteção veicular?

Trata-se de uma opção mais informal de proteção para veículos. O serviço é realizado por associações cooperativas, que reúnem grupos de pessoas para dividir as despesas. Para se associar, é preciso procurar um desses grupos e demonstrar seu interesse. Seu veículo vai passar por uma inspeção e, se for aprovado, você poderá assinar o contrato.

Os participantes pagam prestações mensais, cujo valor pode variar de acordo com as características do carro e os prejuízos sofridos por alguém. Na proteção veicular, a responsabilidade pelos riscos fica dividida entre todos os membros do grupo. Assim, se outro motorista se acidentar, você precisará arcar com parte das despesas.

Não há apólices nesse tipo de proteção e as coberturas envolvidas costumam ser as básicas, como contra roubos, furtos, colisões e danos a terceiros. É preciso se informar com cada instituição para compreender o que será coberto. Também não é comum haverem coberturas adicionais.

Além disso, por se tratarem de associações, os serviços de proteção veicular não contam com muita regularização ou fiscalização. A legalidade das instituições que a oferecem é feita apenas pela Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB) e pelo Código Civil Brasileiro.

O que é o seguro?

O seguro de automóveis é oferecido por empresas seguradoras. Nesse modelo, o veículo também deve passar por uma avaliação e inspeção, para então ser assinado o contrato. É determinado um valor de pagamento, que pode ser parcelado. Esse preço vai variar de acordo, por exemplo, com o modelo e características do carro, zonas a serem percorridas e perfil dos motoristas (o oficial e os adicionais).

Eventualmente podem haver outros custos para o cliente, dependendo da situação, mas a seguradora fica responsável por cobrir os gastos referentes a riscos contemplados nas coberturas contratadas. Os direitos, responsabilidades e obrigações, tanto da empresa quanto do cliente, ficam registrados na apólice.

As principais coberturas de um seguro também costumam incluir roubo, furto, acidentes, colisões e incêndios. No entanto, existem diversos pacotes que você pode montar, colocando inclusive itens adicionais, como cobertura contra roubo de acessórios e quebra de vidros.

As seguradoras têm uma regulamentação mais forte: elas são regularizadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e ainda são fiscalizadas pelo órgão do Ministério da Fazenda voltado para esse mercado.

Quais as principais vantagens de escolher um seguro?

Bom, deu para perceber que esses dois serviços são bem diferentes, certo? A questão é que, muitas vezes, as pessoas não se informam a fundo na hora de escolher e acabam optando por aquele que oferece valores mais baixos à primeira vista. É importante não se ater a essa ideia: reflita sobre o custo-benefício, as possibilidades e o que oferece maiores vantagens para você e seu carro.

Um seguro permite uma proteção maior, a mais riscos aos quais um veículo está sujeito. Além disso, você arca apenas com as suas responsabilidades, sem se prejudicar pela imprudência de outros motoristas no trânsito. Vale lembrar também que, como as seguradoras são mais regulamentadas e existem as apólices, você conta com maiores garantias e segurança ao optar pelo serviço.

Na hora de escolher sua seguradora, não deixe de pesquisar bastante sobre sua credibilidade. Converse com clientes e com profissionais, confira o contrato e analise as coberturas. Assim, você garante a melhor opção e facilita sua vida.

Esperamos ter ajudado a compreender as diferenças entre seguro e proteção veicular. Quer saber mais sobre seguros e conhecer nossos serviços? É só entrar em contato!

  • No Comments
  • 29/07/2019

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/youbo/public_html/blog/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/youbo/public_html/blog/wp-includes/functions.php on line 5420