Blog da Youbo

Conteúdo e Serviços Financeiros

Coberturas seguro auto: saiba quais são aqui!

Na hora de comprar ou trocar de carro, não se esqueça que também é fundamental pensar na segurança do seu veículo. Um seguro de automóvel garante a indenização de qualquer dano sofrido, desde que esteja incluso em seu pacote de coberturas. No post de hoje, você vai descobrir quais são as principais coberturas do seguro auto!

É claro que esperamos que nenhum problema aconteça, mas sempre é preciso prevenir, não é mesmo? Imprevistos acontecem e é importante contar com um bom apoio, para evitar maiores dores de cabeça.

Quer entender do que se trata um seguro de automóvel e quais fatores costumam compor o seu pacote básico? Então vem com a gente!

O que é o seguro auto?

Trata-se de um contrato, ou apólice, estabelecido entre uma pessoa e uma seguradora. Basicamente, o segurado (quem contrata) paga regularmente um “prêmio” à seguradora, que fica responsável por cobrir todos os riscos incluídos na apólice.

Cada um desses riscos refere-se a uma cobertura diferente. Portanto, quanto mais coberturas contratadas, maior a quantidade de danos pelos quais seu carro pode ser indenizado. As empresas costumam ter pacotes básicos, com as coberturas principais, e outros mais completos, além de adicionais.

Existem ainda outros pontos no contrato, como obrigações do segurado e da seguradora. Hoje, nosso foco serão as coberturas.

Quais as principais coberturas do seguro auto?

Conheça agora algumas das coberturas básicas de um seguro de automóveis e não deixe de conferi-las em seu contrato!

Colisão

É aquela que te indeniza por qualquer tipo de colisão que o veículo sofrer, como batidas e esbarrões. Em alguns seguros, as coberturas vêm separadamente, entre colisões por objetos e causadas por terceiros, dentre outras. Portanto, fique atento ao que estará incluso no contrato.

Roubo e furto

Talvez essa tenha sido a primeira cobertura que veio na sua cabeça, já que esse risco é tão popular. A indenização pode cobrir todo o valor do carro roubado ou um valor parcial, dependendo do que foi estabelecido com a seguradora.

Incêndio

Sim, essa costuma ser outra cobertura básica e é muito importante. Vale lembrar que, além dela, existem coberturas contra enchentes, alagamentos e tempestades, dentre outros fenômenos. Esses são elementos fundamentais, especialmente em certas cidades do Brasil onde a época de chuvas é complicada.

Acidentes

Quando pensamos em proteger nosso veículo, é fundamental lembrar dos riscos de acidentes no trânsito. Assim, não deixe de incluir essa cobertura e verificar a quais danos ela corresponde. Alguns seguros têm coberturas separadas para derrapagem, capotagem e batidas, por exemplo.

Responsabilidade civil

A cobertura de responsabilidade civil cobre danos causados a terceiros quando seu automóvel se envolve em algum acidente. Ela normalmente cobre danos morais, pessoais e materiais. Há, ainda, a opção de contratar uma cobertura semelhante, que cobre danos a passageiros.

Além dessas, existem diversas outras coberturas e pacotes variados nos seguros. Você pode também contratar adicionais, que protegem contra roubo de acessórios, quebra de vidros e danos a lanternas, retrovisores e por aí vai.

Na hora de escolher uma seguradora, fique bem atento à sua reputação. Pesquise sobre ela e converse com quem já é ou já foi cliente, para averiguar sua qualidade. Lembre-se, ainda, de analisar bem o seu pacote contratado, conferindo as coberturas e as cláusulas do contrato. Assim, você garante que está escolhendo a melhor opção para você!

Agora você já conhece as principais coberturas do seguro auto! Esperamos ter te ajudado com este conteúdo. Para tirar dúvidas e conhecer nossos serviços, não deixe de entrar em contato. Estamos à disposição!

Marcos Junior

Voltar ao topo