O que é e como funciona o seguro auto?

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Você já deve ter ouvido falar em como é importante contratar um seguro personalizado para um automóvel, certo? Mas você sabe o que realmente constitui esse serviço? No post de hoje, vamos esclarecer as principais informações sobre um seguro auto!

São muitos detalhes envolvidos e, além de tudo, é preciso ter atenção para contratar uma boa seguradora. Continue lendo e descubra alguns dos pontos mais importantes a se compreender para deixar seu automóvel seguro!

O que é seguro auto e como ele funciona?

Basicamente, o seguro auto é um contrato, pago por um cliente em troca de isenções e coberturas, caso o seu veículo sofra um determinado tipo de dano. Para contratar esse serviço, você precisa do intermédio de um corretor de seguros, que vai ajudar a encontrar a opção mais adequada para a sua situação.

Assim que o contrato é assinado, você deve pagar pelo valor estabelecido, mas é importante prestar atenção a diferentes detalhes antes de fechar um negócio, como veremos a seguir.

O que o seguro auto cobre?

As coberturas são um fator essencial a se levar em conta na hora de contratar um seguro auto: são elas que estabelecem as proteções que serão garantidas ao seu automóvel, como elas serão cobertas e quais valores serão recebidos em cada tipo de indenização.

São muitos os fatores que podem estar incluídos em uma certa cobertura. Acidentes, roubos e furtos, além de danos causados por fenômenos naturais são apenas alguns dos exemplos mais comuns. Existem, ainda, pacotes de cobertura e ofertas adicionais, sendo que tudo isso varia de acordo com a seguradora.

Esse é um dos principais motivos pelos quais é tão importante se informar sobre a empresa e conferir tudo que está incluso antes de contratar: seu veículo só será protegido contra o que realmente constar em sua cobertura.

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O que acontece em caso de sinistro?

Sinistros são quaisquer eventos em que os riscos segurados se tornam realidade, ou seja, quando o veículo sofre algum tipo de dano ou prejuízo previsto no contrato. Quando algo acontece, é preciso entrar em contato com a seguradora, para que as atitudes comecem a ser tomadas.

Vale lembrar que é fundamental avaliar o tipo de situação para ver o que deve ser feito primeiro. Em casos de acidentes com vítimas, por exemplo, o essencial é procurar a emergência e o corpo de bombeiros antes de pensar no seguro. Quando esse tipo de questão estiver resolvida, porém, não deixe de ir atrás das devidas indenizações.

A central da seguradora fornecerá as orientações necessárias, que variam de acordo com cada situação. Os serviços oferecidos podem incluir até mesmo vistoria em outros carros, caso o ocorrido tenha afetado veículos de terceiros.

Como renovar o seguro auto?

Quando a apólice estiver quase vencendo, é normal que os corretores ou a própria seguradora entre em contato com você, para lembrá-lo de renovar o serviço. Mesmo assim, é importante ficar atento para não perder o prazo, caso não seja avisado. Dessa forma, você garante que não ficará sem a proteção do seu veículo.

Lembre, ainda, de verificar novamente os valores, coberturas e condições, já que os planos podem ter passado por mudanças. Ao longo do tempo, você também pode entrar em contato com seu corretor e buscar outras negociações, como acrescentar alguma cobertura.

Além de tudo o que foi falado aqui, vale lembrar que algumas seguradoras também oferecem serviços extras, como guinchos e carros reservas. Talvez isso influencie no valor pago, mas pode fazer toda a diferença.

Por fim, outro ponto a ser esclarecido é a diferença entre o seguro obrigatório DPVAT e o seguro particular vendido pelas seguradoras: o primeiro é o seguro obrigatório pago junto com o licenciamento e o IPVA, enquanto o segundo é feito de forma optativa e personalizada, deixando a cobertura mais completa.

Agora você já sabe quais as principais características de um seguro auto! Queremos saber qual a sua opinião sobre esse serviço: conte-nos nos comentários!

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