Blog da Youbo

Conteúdo e Serviços Financeiros

O que é a cobertura de responsabilidade civil? Entenda!

Ao contratar seu pacote de seguros de automóvel ou pesquisar sobre o assunto, você deve ter se deparado com a opção de cobertura de responsabilidade Civil, certo? Esse item é muito comentado entre as opções de coberturas principais, mas nem todos explicam sua importância ou tudo o que ele envolve.

Acontece que essa é uma alternativa que pode fazer toda a diferença e, portanto, é fundamental conhecê-la mais a fundo. No post de hoje, vamos explicar o que é a RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos), o que ela cobre e qual a sua importância. Confira!

O que é RCF-V?

O seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos visa cobrir indenizações que o cliente precisaria pagar a terceiros, devido a danos voluntários ou involuntários causados a essas pessoas. O RCF-V cobre certos gastos não contemplados por outros seguros, como o DPVAT.

Trata-se de uma forma de prevenir gastos com danos morais, materiais ou corporais que causarmos a pessoas fora do veículo segurado. Sabemos que incidentes e acidentes acontecem e, por mais que tenhamos cuidado em nossa performance, é preciso considerar a possibilidade de gerarmos prejuízos a alguém, mesmo sem a intenção.

É fundamental assumirmos as responsabilidades por esse tipo de coisa. O seguro, no caso, poderá ser acionado para reembolsar as despesas com as quais precisarmos arcar.   

Quando esse tipo de seguro é utilizado?

O seguro RCF-V pode ser acionado em três tipos de situações envolvendo terceiros: quando há danos morais, materiais ou corporais. Entenda melhor cada um deles!

Danos morais

Essa cobertura foi criada para indenizações referentes a danos no emocional, na saúde, no bem-estar, na psique ou na vida de um terceiro, mesmo se não houver prejuízos financeiros. No caso de a vítima ficar aleijada, por exemplo, desenvolver um trauma ou ficar impedida de trabalhar ou realizar outras de suas atividades, é preciso indenizá-la.

Danos materiais

Trata-se da indenização por qualquer dano material causado às vítimas. Isso inclui estragos em carros, motos, bicicletas e até mesmo muros, postes e estabelecimentos envolvidos no acidente.

Danos corporais

É a cobertura de indenizações a consequências corporais na vítima. Ela vai cobrir tudo que não estiver incluso no DPVAT, como contas hospitalares, tratamentos e indenização por invalidez.

Como é feita a contratação do seguro RCF-V?

A contratação pode ser feita junto a um corretor, de forma individual ou junto às suas demais coberturas. Antes de fechar o negócio, informe-se sobre todas as condições, tudo o que está incluso e quais serão os direitos e deveres da seguradora e do segurado.

Vale lembrar que o valor máximo a ser coberto é definido pelo cliente e o corretor no momento da contratação. Fique atento a esse ponto, pois muitas vezes a cobertura de um valor mais alto custa só um pouco a mais que a de um valor mais baixo, podendo ser um investimento que vale a pena. Informe-se sobre o contrato e analise bem cada uma de suas opções.

Qual a importância e os benefícios de um seguro RCF-V?

Por mais que você garanta ser um motorista consciente e cuidadoso, é preciso compreender que acidantes podem acontecer. Mesmo pequenos arranhões causados a um outro veículo são sim nossa responsabilidade e devem ser assumidos. Com o seguro RCF-V, o fato é que você garante que pequenos e grandes imprevistos não vão causar prejuízos ao seu bolso.

Algumas outras vantagens dessa cobertura incluem sua abrangência (pois engloba vários tipos de danos), sua praticidade e confiabilidade. Além disso, processos jurídicos também são acompanhados, se houver. A seguradora cobre, inclusive, honorários de advogados, por exemplo, de acordo com o valor estabelecido no contrato.

Assim, podemos dizer que o RCF-V é uma cobertura indispensável para o trânsito. Com ele, você tem mais tranquilidade para cumprir suas responsabilidades com terceiros e, na contratação, paga um preço para o qual você pode se planejar, que muitas vezes será bem menor do que as despesas geradas por um incidente.

O que você achou do post? Já tem a sua cobertura de Responsabilidade Civil? Conte-nos sua opinião nos comentários!

Marcos Junior

Voltar ao topo