Blog da Youbo

Conteúdo e Serviços Financeiros

Quer ter um seguro para Uber? Confira 4 requisitos necessários

Ei, motorista, você sabia que existe um seguro para Uber? Desde que o aplicativo começou a ser usado no Brasil, em 2014, percebeu-se a importância de um serviço de proteção voltado só para ele. O problema é que muitos não sabem disso ou não entendem como funciona. Por isso, estamos aqui para ajudar!

Essa modalidade tem algumas semelhanças com o tradicional seguro para táxis, mas também tem particularidades que podem fazer toda a diferença. Se você já pensou em trabalhar ou já atua com a Uber, não deixe de continuar lendo para entender melhor o assunto e descobrir os requisitos necessários para essa proteção! Vamos lá?

O que é o seguro para Uber e como ele funciona?

O seguro para Uber é aquele que leva em conta que o carro será usado como instrumento de trabalho e transportará passageiros. É preciso considerar que você vai passar mais tempo rodando e vai ter contato com muitos desconhecidos em seu veículo, entre outros fatores que aumentam os riscos. Essa modalidade leva em conta esses diferenciais e, portanto, te oferece uma maior proteção.

Caso você já tenha um seguro de automóveis tradicional, é fundamental avisar à seguradora que vai começar a trabalhar como Uber. Assim, ela poderá fazer um endosso na sua apólice ou cancelar seus serviços, caso não ofereça esse tipo de seguro. Em caso de cancelamento, você deve procurar outra empresa que trabalhe com essa modalidade para atender às suas necessidades.

Não se esqueça de resolver a questão do seguro antes de começar a trabalhar com a Uber, ok? Assim, desde o começo você estará protegido em casos de sinistro.

O que o seguro para Uber cobre?

O seguro para Uber tem diversas opções de cobertura, como: contra roubos e furtos, incêndio, colisão total e parcial, proteção para acessórios e equipamentos, chuvas e alagamentos, entre outras.

Além disso, todos os motoristas do aplicativo devem contar, obrigatoriamente, com uma cobertura de Acidentes Pessoais de Passageiros (APP), que cobre mortes acidentais, invalidez permanente total ou parcial por acidente e despesas médicas hospitalares e odontológicas. Vale lembrar que essa cobertura não deve ter nenhum custo adicional para o motorista.

Enfim, um seguro para uber completo é aquele que protege o veículo, o condutor e os passageiros em diferentes situações, por meio de indenizações. Adicionais como coberturas 24 horas também podem ser contratados.

Qual a importância de um seguro para Uber?

Apesar de ser tão amplo, muitas pessoas ainda não entendem a importância desse seguro e acabam não o contratando, ou permanecendo com o seguro auto comum.

A questão é que, como explicamos antes, você vai passar mais tempo no carro, com outras pessoas e, portanto, estará exposto a mais riscos. Um seguro pode salvar seu bolso e evitar várias dores de cabeça em casos de sinistro, te dando mais tranquilidade para trabalhar.

Aliás, esse é outro ponto que precisamos te lembrar: o carro não será apenas o seu meio de transporte, mas também a sua ferramenta de trabalho! Portanto, ao protegê-lo você também estará evitando ficar sem a sua fonte de renda.

O seguro para Uber acaba sendo mais caro devido aos maiores riscos, mas o seu custo-benefício é bastante válido e é possível não pesar tanto no bolso assim, principalmente se compararmos aos gastos que você poderia ter se não o contratasse. Pense nisso, procure a melhor opção de seguradora e veja como vale a pena!

Quais são os requisitos para se contratar um seguro para Uber?

Finalmente, vamos agora aos requisitos para você poder contratar um seguro para Uber. A verdade é que, basicamente, são as mesmas obrigações de um seguro comum, mas separamos quatro questões a se prestar atenção. Olha só!

1. Ser o proprietário ou o principal condutor do carro

É muito importante informar seus dados corretamente na contratação. Inclusive, você deve ser o dono ou o principal condutor do veículo a ser utilizado.

2. Pode ser preciso fazer vistoria

Para alguns casos, é obrigatória a realização de uma vistoria antes de se contratar o seguro. Para outros, é necessário apenas instalar o rastreador ou, dependendo do carro (como os modelos 0km), nem isso será preciso. É importante verificar esses detalhes com o seu corretor.

3. Influência da marca, do modelo, do nível de uso e do ano do carro

Sim, todos esses fatores influenciam no seguro e até no valor das apólices. Na realidade, até mesmo o perfil do condutor tem influência nesse momento. Vale lembrar que, para trabalhar com a Uber, existem ainda alguns quesitos para ficar atento, como:

  • os carros devem ser, no mínimo, do ano de 2008 para atuar como UberX;
  • a Uber não aceita picapes, como o Fiat Strada, ou minivans chinesas, como Changan e Effa.

Há uma lista completa com os carros aceitos no site da empresa, por onde você pode confirmar se o seu modelo será adequado para esse trabalho.

4. Documentos necessários

Para contratar o seu seguro para Uber, são necessários documentos tradicionais, como:

  • RG;
  • CPF;
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • CRV (Certificado de Registro do Veículo;
  • CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do veículo).

As exigências podem variar de acordo com a seguradora. Assim, confira essas informações ao escolher uma empresa para fechar negócio.

Com esses requisitos básicos em ordem, você consegue contratar o seu seguro para Uber e tem maior proteção ao longo do seu trabalho! Lembre-se de ter prudência e cuidado na sua atividade, para garantir ainda mais tranquilidade a si mesmo e seus passageiros.

Por fim, é legal esclarecer só mais uma diferença: por mais parecido que seja com um seguro para táxis, os seguros para Uber lembram que os automóveis utilizados não são tão facilmente identificados: são carros de passeio comuns e, portanto, estão mais sujeitos aos riscos. No entanto, não se preocupe: com o seguro certo e os cuidados necessários, seu dia a dia de trabalho pode ser muito tranquilo e produtivo.

Esperamos ter ajudado a entender melhor o seguro para Uber! Agora, venha descobrir quatro fatores para considerar e encontrar seu carro ideal!

Marcos Junior

Voltar ao topo