Blog da Youbo

Conteúdo e Serviços Financeiros

Meu benefício do INSS não foi depositado: e agora?

Emprestimo Consig2
Meu Benefício Do Inss Não Foi Depositado: E Agora? 3

Meu benefício do INSS não foi depositado: e agora?

Nada mais chato do que ir sacar o seu pagamento ou conferir a sua conta digital e ver que o dinheiro ainda não entrou, não é mesmo? 

Para os aposentados e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social esse inconveniente também pode acontecer, gerando a inevitável pergunta: o que fazer se o meu o benefício do INSS não foi depositado?

Geralmente, o pagamento aos beneficiários é feito até o quinto dia útil do mês e de acordo com o calendário de pagamento do INSS. Porém, algumas situações podem gerar o atraso, alteração de data ou mesmo a suspensão do benefício.

Portanto, o primeiro passo a fazer é entender o porquê da falta no seu pagamento e saber como agir para solucionar esse problema o mais rápido possível. Não se preocupe é isso que vamos ver a seguir!

O que fazer se meu pagamento do INSS não foi depositado?

Como falamos acima, é preciso entender porque o seu benefício não caiu ainda em sua conta. Os motivos podem ser desde falhas de sistema, atrasos e alterações de datas do INSS ou em alguns casos – como na suspeitas de irregularidades – a interrupção.

Para entender cada caso, o segurado deve procurar primeiramente o próprio INSS e não a instituição bancária. O lado bom é que os beneficiários não precisam sair de casa para isso.

Uma das maneiras é ligando para o 135, o número da Central de teleatendimento do INSS. Para conferir sua situação e solicitar o pagamento em atraso, você precisará informar o Número do Benefício e alguns documentos.

Outra opção muito útil aos beneficiários é o pelo portal Meu INSS, que reúne mais de 90 serviços digitais para os segurados do INSS em site ou via app. Veja como é fácil fazer sua solicitação por ele!

Passo a passo para solicitar o pagamento de Benefício não recebido:

  1. Acesse o Portal do Meu INSS ou baixe o APP

Se você ainda não tem o aplicativo do Meu INSS instalado ou não fez o cadastro no portal, basta acessar o site gov.br/meuinss ou fazer o download do app diretamente na Play Store AQUI ou na Apple Store AQUI.

Fazer o cadastro é simples, basta informar seus dados como CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas sobre o seu histórico de trabalho e contribuição ao INSS.

Com isso, você vai receber uma senha provisória de acesso.

      2. Agendamentos/Requerimentos

Após fazer o login com a sua senha provisória de acesso ao Meu INSS, você pode alterá-la e emitir uma nova como quiser. No portal, basta escolher a opção “Agendamentos/Requerimentos”!

       3. Novo Requerimento

Agora, basta clicar em “Novo requerimento”, digitar no campo de pesquisa a frase “não recebido” e selecionar o serviço desejado.

       4. Acompanhe o pedido

Com a solicitação realizada, o seu pedido será analisado e você pode acompanhar todo o andamento na mesma opção “Agendamentos/ Requerimentos” do Meu INSS.

Em alguns casos, é possível que o INSS solicite documentação ou a comprovação de alguma informação. Mas, no geral, o processo é simples, rápido e sem complicações!

Evite surpresas: Confira o Calendário e Extrato de Pagamentos no Meu INSS

Muitas vezes só vamos perceber que algo está errado na hora em que mais precisamos, não é mesmo? Porém, para quem recebe o pagamento pelo INSS é possível verificar com antecedência as informações sobre o depósito do benefício. E tudo sem precisar sair de casa!

É possível, por exemplo, conferir no Calendário de Pagamento do INSS as datas corretas em que cada benefício deveria cair. A tabela fica disponível no Meu INSS e você pode acessar aqui, bastando checar a data de acordo com o final do número de seu benefício!  

Além disso, no Meu INSS é possível ainda checar se os depósitos estão corretos tirando um Extrato de Pagamento. Este comprovante contém informações como os valores, a data e o banco onde o benefício foi depositado. 

Assim, o segurado pode conferir se os últimos pagamentos estão de acordo e, se necessário, solicitar o pagamento. Quer ver como é fácil fazer isso no portal ou app? CONFIRA AQUI um passo a passo completo!

Que tal aproveitar para já fazer uma simulação de empréstimo consignado e aproveitar crédito com as menores taxas do mercado? 

Na Youbo você faz todo o processo online e seguro para aproveitar crédito rápido e nas menores taxas do mercado. Faça uma simulação agora!

Dúvidas? Deixe nos comentários que teremos prazer em te responder.

Marcos Jr

Voltar ao topo