8 dúvidas sobre seguro de carro que você deve saber

Dúvidas Sobre Seguro De Carro
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Você tem dúvidas sobre seguro de carro? Não se preocupe, pois você não é o único. Realmente são muitos detalhes: o que está envolvido? Como funciona? Quais são os valores? No artigo de hoje, vou responder algumas das perguntas mais frequentes sobre esse assunto!

Proteger o seu veículo é algo fundamental para evitar futuras dores de cabeça e prejuízos. É interessante, inclusive, já recorrer a um seguro logo após a aquisição do seu automóvel. Mas para fazer a melhor escolha é necessário ter atenção às particularidades e possibilidades desse serviço. 

Confira a seguir oito perguntas e respostas que você precisa conhecer!

1. O que é um seguro para automóveis? 

Um seguro para carro é um contrato feito entre o proprietário e uma seguradora. Nesse acordo ficam previstos prejuízos que serão cobertos pela empresa, caso ocorra algum incidente com o automóvel. As coberturas vão variar de acordo com o pacote e com a seguradora que você escolher.

Além disso, no contrato ficam determinadas as circunstâncias em que as coberturas serão válidas. Ou seja, só porque batidas e colisões estão cobertas, isso não significa, necessariamente, que qualquer uma dessas ocorrências será indenizada. É por isso que é tão importante ter atenção aos detalhes, às cláusulas e às particularidades de cada contrato.

Os proprietários também têm suas responsabilidades para com a empresa, e os valores a serem pagos são definidos por uma série de fatores. Um bom seguro é um ótimo investimento e evita gastos bem maiores.

2. O seguro cobre acidente ou batida se o motorista estava bêbado?

Não, não cobre. A seguradora não pode obrigar o motorista a realizar um teste de bafômetro, mas ela pode se recusar a pagar a cobertura mediante a provas de que ele estava alcoolizado. 

Essas provas podem ser, por exemplo, um teste que a polícia o fez realizar ou um boletim de ocorrência em que o policial afirme que você se recusou a passar pelo bafômetro. Uma situação em que o motorista estava bêbado o faz perder os seus direitos com o seguro.

3. Carro antigo pode ter seguro? 

Até pode, mas é mais difícil de encontrar e os serviços podem ser limitados. Os carros antigos são considerados mais propensos a acidentes, como colisões e incêndios, além de terem peças que não são mais fabricadas ou que são difíceis de encontrar. 

Isso torna esse tipo de automóvel mais desafiador para uma seguradora, que muitas vezes não o inclui em seus serviços. As opções mais comuns para esses veículos são seguros não compreensivos, que têm coberturas para roubos e furtos, além de assistência 24 horas (em alguns casos).

4. Quais as particularidades de um seguro para carros financiados? 

O financiamento de carros é uma alternativa muito utilizada pelas pessoas, então é importante falar sobre a proteção nesses casos também. Os seguros para carros financiados são bem semelhantes aos dos automóveis quitados, mas existem algumas particularidades. 

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No caso de perda total, por exemplo, normalmente, há duas opções: quitar o financiamento por sua conta e receber o valor total da indenização da seguradora ou utilizar o seguro para quitar a sua dívida. Nesse último cenário, a sua indenização virá com um desconto proporcional ao que restava para o fim do financiamento.

5. Se um terceiro bater no meu carro, o seguro cobre? 

A responsabilidade por cobrir os danos é de quem causou a colisão. Você pode acionar a seguradora e explicar o ocorrido, mas seja verdadeiro. Muitas vezes as pessoas decidem assumir a culpa e combinam com o responsável para que ele pague apenas a franquia, mas essa fraude é ilegal e pode fazer com que os envolvidos sejam acionados pela justiça, causando ainda mais prejuízos.

O melhor a se fazer é tentar resolver a situação de maneira amigável e honesta com quem causou a batida. Um boletim de ocorrência é um recurso importante e deve ser efetuado também. Caso o responsável fuja ou se recuse a arcar com as despesas, além do BO você deve anotar a placa, o modelo, a marca, a cor e outros detalhes do veículo do culpado.

Tome nota de tudo. Tire fotos dos veículos envolvidos (inclusive do seu), converse com as testemunhas, anote seus contatos e pergunte se elas podem depor, se for necessário. Também é importante pegar o contato do responsável e até os dados de sua carteira de habilitação, mas ele não é obrigado a fornecer essas informações. 

Por falar nesse assunto, vale lembrar que, ao contratar um seguro, é fundamental verificar se está inclusa uma cobertura de Responsabilidade Civil. Assim, você evita prejuízos e dores de cabeça caso se envolva em um acidente.

6. O seguro cobre catástrofes naturais? 

Sim, essas coberturas normalmente são uma opção e é importante conferi-las. Os seguros costumam cobrir danos causados pelo homem e pela natureza, o que contempla, nesse segundo caso, problemas causados por enchentes, quedas de árvore e tempestades, entre outros fenômenos.

Não deixe de verificar se esses riscos serão incluídos no seu pacote ou se será necessário contratar coberturas extras antes de fechar o negócio. Assim, você mantém o seu veículo ainda mais protegido.

7. Há indenização se bater o carro em outro país do Mercosul? 

Isso vai depender. Existem pacotes que incluem essa cobertura, mas se não for o seu caso o automóvel não estará protegido. Nesse contexto, antes de viajar é importante verificar se a seguradora oferece a possibilidade de Extensão de Perímetro. Não deixe de solicitar esse serviço para manter a proteção durante a viagem.

Vale lembrar que essas possibilidades só são válidas para países do Mercosul. Você pode, ainda, contratar um seguro com coberturas para terceiros nesses países.

8. É possível perder o seguro? 

Sim, o seu seguro pode ser cancelado devido a falta de pagamento. É necessário se informar sobre as normas de cada empresa para verificar detalhes, como o número de parcelas limite que pode atrasar, por exemplo. A seguradora ainda pode cancelar o serviço em casos em que o veículo não é recuperado, após pagar a sua devida indenização. Nessas situações, é preciso conhecer os seus direitos como cliente. 

Na hora de escolher um seguro, é fundamental se informar sobre a qualidade da seguradora, além de conhecer todas as opções de empresas, coberturas e pacotes. Assim, fica mais fácil conseguir uma boa negociação!

Espero que essas perguntas e respostas tenham ajudado a solucionar as suas dúvidas sobre seguro de carro. O que achou do conteúdo? Tem alguma outra questão que você deseja esclarecer? Conte-me nos comentários!

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