Blog da Youbo

Conteúdo e Serviços Financeiros

Entenda como funciona o cartão de crédito empresarial

Você sabe o que é e como funciona o cartão de crédito empresarial? Em primeiro lugar, saiba que se trata de um produto que apresenta os diferenciais do cartão comum e que pode ser de grande utilidade, tanto para a empresa como para seus colaboradores.

Por sua vez, um empreendedor autônomo também poderia conquistar o seu cartão de crédito empresarial? E como fazer?

Continue a leitura e entenda como funciona e quais as principais vantagens.

O que é o cartão de crédito empresarial e como funciona?

Um dos produtos oferecidos para pessoas jurídicas, que constitui uma solução prática para as diversas despesas de uma organização, é o cartão de crédito empresarial. Mas, afinal, do que se trata? Vale a pena entender.

Esse é um cartão de crédito como os demais, utilizados por pessoas físicas, mas é emitido exclusivamente para pessoa jurídica. Por essa razão, muita gente ainda não o conhece e tem o primeiro contato apenas quando o recebe da empresa em que trabalha.

Desse modo, as facilidades oferecidas por um cartão de crédito estão todas aqui para uso da empresa nas compras e pagamentos de seu interesse. Assim, bens e serviços necessários podem ser adquiridos com o cartão de crédito empresarial, desde pagar uma refeição até adquirir um notebook.

As funções crédito e débito estão presentes no cartão empresarial, assim como no cartão para pessoa física. No entanto o gestor responsável pode fazer a opção de manter apenas uma das duas, em razão da utilização que fizer dos cartões.

Nesse sentido, é comum deixar as despesas regulares e as fixas para a função débito. Com isso, fica mais fácil administrar os gastos. De todo modo, trata-se de um cartão de crédito e deve ser adequadamente utilizado.

Quais são seus principais diferenciais?

Embora seja muito parecido no funcionamento, existem alguns aspectos que constituem diferenciais do cartão de crédito empresarial. Em especial, podem ser citadas as possibilidades de:

  • centralizar os gastos;
  • fazer o pagamento de forma prática;
  • gerenciar os investimentos;
  • utilizar em viagens corporativas;
  • definir exclusividade de utilização;
  • contar com diferentes modalidades de pagamento.

É interessante, ainda, considerar os programas de milhagem para o cartão empresarial. Como os gastos das organizações costumam ser maiores, pode ser estratégico acumular milhas. E isso é vantajoso, seja para uso executivo ou para premiação de algum colaborador que se destaque.

Por sua vez, a utilização de cartão para as despesas da empresa torna mais fácil o fluxo de caixa. Essa facilidade resulta do fato de que, mesmo que existam diversos cartões, as respectivas contas estão relacionadas.

Quais suas principais características?

Os cartões de crédito apresentam algumas características do próprio produto, como limites de crédito para uso, taxas e tarifas. No entanto podem existir diferenças quando se trata de cartões de crédito empresariais.

Limites do cartão

Considerando que os cartões empresariais são dirigidos a pessoas jurídicas, em geral os seus limites são maiores que os dos cartões comuns. Os valores, no entanto, dependem da solidez financeira de cada empresa e de seu relacionamento com o banco, podendo ser adequados na contratação.

Taxas (custo do crédito)

De maneira geral, as taxas cobradas também variam de acordo com o relacionamento da empresa com o banco. As taxas para os cartões empresariais tendem a ser menores que no caso de pessoa física.

Tarifa (anuidade)

Embora possa ser zero, a tarifa do cartão de crédito empresarial também pode chegar a ser maior que a praticada para pessoa física. Mais uma vez, o relacionamento da organização com a instituição financeira pode definir os valores que sejam mais adequados à empresa.

Uso do cartão

O cartão de crédito empresarial pode ser utilizado pelo proprietário da empresa para as suas despesas que forem custeadas pela organização. Pode, da mesma forma, ser utilizado por sua equipe de executivos ou, ainda, por qualquer colaborador assim indicado.

Quais os cuidados para a melhor utilização?

Como se viu, as facilidades dos cartões podem induzir à sua utilização descontrolada. Assim, para dispor das facilidades e vantagens do cartão de crédito empresarial, alguns cuidados devem ser levados em consideração.

Uso adequado

Planeje a utilização do cartão empresarial de modo que fique restrito a determinadas despesas. Assim, evita-se o risco de dispersar o uso para qualquer necessidade e, como resultado, correr o risco de perder o controle.

É interessante, por exemplo, o empresário não fazer uso do cartão para despesas pessoais, mas apenas as corporativas. Esse cuidado facilita o controle de custos da empresa e o acompanhamento do fluxo de caixa.

Limite do tamanho certo

Acerte com o banco um limite adequado às suas necessidades empresariais. Ao mesmo tempo, devem estar à altura de sua capacidade de gestão.

A partir desse valor, implemente as previsões definidas para uso do cartão. Dessa forma, siga regras simples, de modo a manter tudo sob controle.

Pontualidade no pagamento

Com um limite do tamanho certo e fazendo uso adequado do cartão, fica bem mais fácil ser pontual no pagamento das faturas que chegarem para a empresa. Considere sempre a meta de pagar integralmente cada fatura evitando parcelamentos, que facilmente descontrolam a gestão de qualquer cartão.

Como um empreendedor autônomo pode obter o cartão de crédito empresarial?

Já está claro que pode ser de grande valia para uma empresa dispor do cartão. Mas, no caso de um empreendedor autônomo que também queira essas facilidades, como fazer para obter o cartão empresarial?

O cartão de crédito empresarial, como visto, é emitido apenas para pessoa jurídica. Por sua vez, um profissional autônomo pode se cadastrar, por exemplo, como Microempreendedor Individual (MEI) e obter o seu CNPJ.

A partir daí, já será possível requisitar o seu cartão junto ao banco em que tem conta. Os trâmites são simples e com características próprias de cada instituição financeira. Nesse sentido, o relacionamento do profissional com o banco pode agilizar o processo ainda mais.

Assim, saber como funciona o cartão de crédito empresarial facilita sua obtenção e, principalmente, sua adequada utilização pela empresa.

Gostou do post? Veja como é fácil ter o seu e escolha o cartão de crédito que mais combina com você.

Marcos Junior

Voltar ao topo