Skip to main content

O empréstimo consignado é uma modalidade interessante a ser considerada em momentos em que precisa-se de dinheiro de forma rápida, como em períodos imprevisíveis (por exemplo, a atual pandemia pelo novo Coronavírus), onde apenas sua reserva de emergência não pôde cobrir toda a extensão das despesas.

Tendo em mente que empréstimos pessoais geralmente têm uma taxa de juros mais elevadas, a opção do empréstimo consignado torna-se mais vantajosa em relação à economia e também segurança.

Uma vez que as parcelas são descontadas mês a mês diretamente da folha de pagamento ou aposentadoria, mediante margem consignável, é muito menor a probabilidade de inadimplência e, consequentemente, as taxas são menores.

Esses fatores podem, inclusive, vir a ser parte de um argumento favorável tanto ao prestador do serviço quanto ao cliente, no momento de escolher a modalidade da operação. Sendo assim, é importante saber que este tipo de empréstimo é reservado à algumas pessoas. São elas: aposentados, servidores públicos, militares, pensionistas do INSS e colaboradores com carteira assinada em empresas privadas (desde que a empresa possua convênio com o banco relacionado ao empréstimo).

Mesmo com essas informações em mãos, ainda resta a dúvida: como funciona a liberação do crédito consignado? Inicialmente vamos entender como é o fluxo do consignado.

Como Saber se meu Empréstimo Consignado foi Aprovado no INSS?

Como é o processo de pedido do empréstimo consignado?

Uma das vantagens do crédito consignado é a de que não é feita consulta ao SPC ou SERASA. Desta forma, é possível não ter o empréstimo negado ainda que seu score (pontuação) não seja o melhor. No entanto, é preciso ter uma margem consignável (valor máximo que pode ser comprometido com o empréstimo) para prosseguir com a operação. Aprenda a calcular a sua aqui!

Uma vez realizada a consulta, é elaborado o contrato, que após assinado é enviado para a fonte pagadora (isto é, o banco ou INSS) para ser aprovado ou não. Este processo é chamado “averbação”.

O que é averbação do empréstimo consignado?

Antes do seu pedido de empréstimo ser liberado, ele deve ser analisado pela instituição pagadora. Nesta etapa, são analisados pontos que estão diretamente ligados ao contrato que será fechado, como o prazo do empréstimo, valor mensal a ser descontado (dentro da margem consignável), número de empréstimos previamente contratados e Custo Efetivo Total. O Custo Efetivo Total é uma taxa referente a despesas de operações de créditos cobrada mediante contratação por pessoas físicas ou jurídicas.

Sendo assim, a averbação é praticamente uma autorização para que haja o desconto mensal das parcelas referentes ao empréstimo a favor do banco contratado.

Este desconto é realizado diretamente da folha de pagamento do trabalhador ou no benefício, caso haja recebimento por meio do INSS.

Quanto tempo demora para o INSS liberar o empréstimo consignado?

Nos casos citados acima, é preconizado que haja casos em que ocorra intermediação do INSS, assim como há também uma necessidade de análise antes da aprovação do empréstimo.

Para isso, as solicitações são individualmente analisadas até a liberação, o que leva em torno de 48 a 72 horas. Este processo pode ser acompanhado junto ao banco ao qual foi feita a solicitação ou portal Meu INSS, consulta de processos do recurso ou DataPrev.

Qual é o tempo de liberação do empréstimo consignado para servidores públicos?

Para servidores públicos, o consignado é administrado pelo Sistema Integrado de Recursos Humano (SIAPE) e pode ser acessado via Sistema de Gestão de Acesso (SIGAC) e dura por um período que pode variar de 48 a 72 horas, dependendo do banco de escolha.

Qual é o tempo de liberação do empréstimo consignado por bancos?

O prazo para liberação tem sua variação de acordo com o banco ao qual o empréstimo foi solicitado. A Youbo é correspondente bancária de empresas como como BV Financeira, Olé Consignado, Banco Pan e outras instituições de crédito autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN). Para casos como esses, a liberação geralmente ocorre de 3 a 5 dias úteis.

Qual é o tempo para liberação do dinheiro no empréstimo consignado?

Após a conclusão das etapas citadas anteriormente, estando uma vez com o contrato assinado, analisado e averbado, o dinheiro pode ser liberado na conta bancária, assim, e dentre 2 a 3 dias o mesmo estará disponível para uso, dependendo da instituição de crédito. 

Como recebo o dinheiro do empréstimo consignado?

Com as vantagens já apresentadas, cumprir as etapas anteriores pode parecer simples, mas atenção! Você deve ficar atento a preencher certos requerimentos para receber o crédito o mais rápido possível, para evitar a necessidade de correções de dados e, consequentemente, tomar mais tempo. Sendo assim, siga as seguintes dicas:

  • Pensionistas do INSS e aposentados

Indique a sua conta corrente ou poupança correspondente ao pagamento do benefício mensal para o recebimento do crédito consignado.

 Caso o recebimento seja feito por cartão benefício (cartão magnético), não esqueça que deve ser indicada uma conta bancária.

Atenção: todas as contas devem ser de sua titularidade, isto é, devem estar em seu nome para que o depósito seja feito. Não são autorizados pagamentos a terceiros!

  • O dinheiro é creditado apenas na conta do requerente!

Atente-se a isso! O crédito é feito unicamente em nome da pessoa que firmou o contrato e na conta bancária especificada. Sendo assim, não é possível que outra pessoa receba o crédito consignado em seu nome.

Gostou? Saiba que o consignado tem várias vantagens!

Além de ter taxas muito mais amigáveis em comparação a outros tipos de empréstimos, o consignado é muito mais cômodo. Não há necessidade de preocupar-se em esquecer de realizar pagamentos, uma vez que as mensalidades são descontadas diretamente da folha de pagamento ou benefício. Caso queira antecipar as parcelas para realizar o pagamento por completo, isso também é possível.

Além disso, o crédito fica disponível rapidamente. Sabemos que quem precisa de crédito, necessita dele de forma rápida.

As parcelas também seguem a margem consignável, ou seja, nada de ficar no vermelho por conta do pagamento de uma prestação!

Ficou interessado? Faça uma simulação conosco! A Youbo fica disponível para você tirar dúvidas e escolher o que é de maior benefício para você, de forma mais ágil e cômoda possível! Aproveite também para compartilhar com aqueles que podem gostar deste conteúdo!