Blog da Youbo

Conteúdo e Serviços Financeiros

Como Desbloquear o Empréstimo Consignado no MEU INSS?

Como Desbloquear o benefício de Empréstimo Consignado no MEU INSS?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito exclusiva para algumas categorias, como aposentados ou pensionistas do INSS, oferecendo condições de pagamento mais atrativas, prazos maiores e juros mais baixos do que em outros tipos de empréstimos.

Portanto, os segurados no Instituto Nacional do Seguro Social podem solicitar acesso a esse tipo de crédito em que o pagamento é descontado diretamente em folha ao cair a aposentadoria. Para isso, o primeiro passo é fazer o desbloqueio do seu benefício no Meu INSS!

Acontece que, desde 2019, as operações de empréstimos consignados e cartões de crédito na categoria ficam bloqueadas para novos beneficiários por 90 dias. Após esse período, o benefício pode ser liberado com autorização expressa do titular ou representante legal.

Além disso, os segurados que não pretendem utilizar esse benefício podem fazer o bloqueio e, assim, evitar riscos de fraudes no seu nome. Mas então, como fazer para liberar ou bloquear a opção? 

A boa notícia é que você não precisa nem sair de casa e consegue realizar tudo com facilidade no Portal Meu INSS. E é isso que vamos mostrar para você agora, acompanhe!

Desbloquear Empréstimo Consignado no Meu INSS:

Como já falamos acima, os novos beneficiários do INSS devem esperar 90 dias após a concessão para poderem liberar o acesso ao crédito consignado. Já nos casos de transferência de benefício – TBM por meio da Agência da Previdência Social (APS) ou de qualquer instituição financeira pagadora, o benefício fica bloqueado por 60 dias após a data da transferência.

Após esse período ou para os beneficiários há mais tempo, basta seguir alguns passos simples para desbloquear o Empréstimo Consignado. 

Vale lembrar que essa solicitação pode ser feita presencialmente nas agências, mas em tempos de isolamento o serviço é exclusivo – e bem mais seguro – pelo Meu INSS! 

Passo a passo para desbloquear o Empréstimo Consignado no Meu INSS:

  1. Acesse o Portal do Meu INSS ou baixe o APP

Se você ainda não tem o aplicativo do Meu INSS instalado ou não fez o cadastro no portal, basta acessar o site gov.br/meuinss ou fazer o download do app diretamente na Play Store AQUI ou na Apple Store AQUI.

Fazer o cadastro é simples, basta informar seus dados como CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas sobre o seu histórico de trabalho e contribuição ao INSS.

Com isso, você vai receber uma senha provisória de acesso.

      2. Agendamentos/Requerimentos

Após fazer o login com a sua senha provisória de acesso ao Meu INSS, você pode alterá-la e emitir uma nova como quiser – desde que atenda aos critérios de segurança: mínimo de 9 caracteres com pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.

Ao acessar o portal, basta escolher a opção “Agendamentos/Requerimentos”!

             3. Novo Requerimento

Agora, basta clicar em “Novo requerimento”, digitar no campo de pesquisa a palavra “desbloqueio” e selecionar o serviço desejado.

       4. Acompanhe o pedido

Com a solicitação de desbloqueio realizada, o seu pedido será analisado e você pode acompanhar todo o andamento na mesma opção “Agendamentos/ Requerimentos” do Meu INSS.

Em alguns casos, é possível que o INSS solicite documentação como procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante. Mas, no geral, o processo é simples, rápido e sem complicações!

Mas e para bloquear o Empréstimo Consignado no MEU INSS? 

Vimos que para desbloquear o benefício de empréstimo consignado no app ou portal do Meu INSS não há nada de complicado, não é mesmo? E para bloquear também não!

Alguns aposentados ou pensionistas optam em fazer o bloqueio do empréstimo consignado para evitar fraudes e ações maliciosas no benefício, podendo solicitar o desbloqueio pelo Meu INSS novamente quando necessário.

Vale esclarecer que esse bloqueio é válido somente para novos empréstimos consignados, sem afetar portanto os contratos que eventualmente já existirem com o segurado.

Ao contrário do processo de desbloqueio, não há prazos para bloquear seu benefício para empréstimos, mas é os passos são bem parecidos. Veja como é fácil!

Passo a passo para bloquear o Empréstimo Consignado no Meu INSS:

1. Acesse o Meu INSS;

2. Escolha “Agendamentos/Requerimentos”;

3. Clique em “Novo Requerimento”;

4. Pesquise por “bloqueio” e selecione o serviço desejado!

Depois de desbloquear o seu benefício do Empréstimo Consignado no Meu INSS, que tal aproveitar para conferir sua margem consignável e fazer uma simulação de empréstimo com as melhores taxas do mercado? 

Na Youbo você faz todo esse processo de forma online e segura para aproveitar o seu crédito consignado com agilidade e sem burocracia. Faça uma simulação agora!

Conte pra gente nos comentários o que achou do artigo. A leitura foi útil para você?

Marcos Jr

Voltar ao topo