Skip to main content

Fim de ano chegando e com certeza você já está com a lista de presentes de natal prontinha. O único problema é que o limite do seu cartão não é tão grande quanto, acertei? Então relaxa, pois aumentar limite do cartão de crédito é o desejo de inúmeros brasileiros. Para você ter uma ideia, são aproximadamente 83 milhões de cartões em uso no Brasil.

Pensando nisso, elaborei este post com 4 dicas incríveis para lhe ajudar nessa missão. Também vou explicar como é estabelecido esse limite. Mas atenção! Jamais comprometa mais do que 30% da sua renda mensal com cartões de crédito. Afinal, você não quer entrar para as estatísticas e fazer parte dos milhões de endividados do país, não é mesmo? Dito isto, vamos ao que interessa!

O limite: como ele é definido?

Você pode até não se lembrar, mas no dia em que pediu o seu cartão de crédito o gerente do banco ou a empresa do cartão fez uma pergunta muito importante: qual a sua renda mensal? Além disso, foi feita uma consulta do seu score, no Serasa, para saber se você era um bom pagador(a) ou não.

Com essas informações foi calculado um percentual máximo de comprometimento da sua renda que poderia ser gasto no cartão e, só então, determinado o valor de limite dele. Essas estimativas são feitas para que esse recurso seja facilitador da vida de seus usuários, além de ser uma forma de o banco se prevenir de problemas futuros.

Como aumentar limite do cartão de crédito?

Para que isso aconteça, algumas coisas que precisam ser feitas. O objetivo aqui é provar para o banco ou fintech que você tem condições e precisa de um limite maior. Fornecendo informações mais precisas estas instituições estarão mais seguras de que aumentar o seu crédito é uma boa ideia. Veja, a seguir, quais atitudes tomar!

1. Atualize sua renda

No começo deste post, eu disse que o valor da renda mensal é a pergunta mais importante quando solicitamos um cartão de crédito. Para aumentar o limite não é diferente, então é fundamental que você mantenha este valor atualizado junto ao seu banco. Não vai adiantar nada ter um aumento no salário se esta informação estiver desatualizada em seu cadastro.

Para comprovar a sua nova renda você pode encaminhar à empresa responsável o seu contracheque, comprovantes de investimentos financeiros e se for o caso, a declaração do imposto de renda. Vale lembrar que, se o seu cartão for de uma dessas fintechs que resolve tudo pelo app, aí fica mais fácil, você mesmo pode atualizar essa informação.

Uma outra forma de mostrar que você tem poder de compra é utilizando o cartão com mais frequência. Muitas empresas já contam com algoritmos para analisar as informações de consumo de cada cliente. Assim, ao notar que você tem feito bastante uso do seu limite, o algoritmo entende que você precisa de mais crédito, e isso conta pontos ao seu favor. Só não confunda usar todo o limite com estourar o limite.

Banner

2. Não atrase os pagamentos

Ser um bom pagador também ajuda muito na hora de aumentar o seu limite. Afinal, que empresa vai querer correr o risco de não receber no final do mês? Fique atento à data de vencimento do seu cartão e, se você for do tipo esquecidinho(a), coloque um alarme para lembrar desse compromisso. E sempre — sempre! — pague o valor integral da fatura, nada de parcelar! Seu limite e saúde financeira agradecem.

3. Fique de olho no seu score

Muita gente não sabe, mas o Serasa criou um tipo de ranking para qualificar a capacidade de pagamento de cada brasileiro. Essa escala tem pontuação de 0 a 1000 e leva em conta fatores como: renda mensal, idade, estado civil, se o indivíduo paga seus compromissos antes do vencimento, se tem registros no SPC e Serasa, entre outros.

O score é avaliado pelas empresas antes de fornecer qualquer tipo de crédito. Ou seja, se a sua pontuação é baixa, as chances de conseguir aumentar limite do cartão de crédito também. Mas calma, não criemos pânico! Você pode melhorar a sua pontuação fazendo coisas simples, como manter as contas em dia, quitar dívidas, não atrasar os boletos, atualizar ganhos, etc. Uma boa ideia é consultar o seu score para entender como está a sua situação.

4. Saiba quais são os requisitos da empresa do cartão

Entender quais são os critérios utilizados pela empresa na hora de aumentar limite do cartão de crédito também é importante. Com essas informações em mãos você consegue concentrar seus recursos naquilo que é necessário para concessão de crédito. Para isso, converse com o gerente do seu banco, ele pode lhe dar dicas de como convencer a instituição a aumentar seu crédito.

Você também pode buscar no site da empresa do cartão quais são os parâmetros utilizados para esse fim, ou bater um papo no chat e esclarecer essas dúvidas. E uma dica: mantenha um bom relacionamento com essas empresas, seja banco ou fintech, e mostre que você é um bom cliente, que utiliza o cartão com frequência e paga as contas em dia.

Dica bônus do Youbo: existe um momento certo para pedir aumento do limite do cartão de crédito?

A resposta é sim! O timing — momento em inglês — é muito importante, mas passa batido por muita gente na hora de conseguir aquele crédito extra. Então se liga! Sabe aquele aumento que você acabou de receber, ou aquela renda extra que você está fazendo? Aproveite essas novas informações para pedir o aumento, elas são uma excelente justificativa para um novo limite.

Ufa! Agora você já é um ninja nas técnicas para aumentar limite do cartão de crédito. Tenho certeza de que com todas essas dicas você vai conseguir comprar aquela listinha de presentes de final de ano. Mas atenção, não use o limite do seu cartão como desculpa para ficar atolado em dívidas. Aproveite esse recurso com sabedoria 😉

Ah, meu time separou umas dicas extras pra você ficar ainda mais por dentro do assunto. Dá uma olhada no nosso post sobre como aumentar seu score, tenho certeza de que você vai gostar!