Skip to main content

Só quem já é aposentado pelo INSS sabe que a vida está longe de ser apenas descanso e tranquilidade após longos anos de trabalho, não é mesmo? A verdade é que muitas vezes o valor pago no benefício não é suficiente para cobrir todas as despesas da pessoa.

Além disso, do que adianta ter mais tempo livre se o dinheiro não der para investir em atividades, viagens ou mesmo nos bens que sempre sonhou ter? 

A solução para a maioria dos aposentados então é encontrar uma opção de renda extra de forma autônoma ou mesmo um emprego que ajude a complementar suas finanças.

Para te ajudar a garantir mais dinheiro no bolso, separamos uma lista com dicas de opções ideais para quem é aposentado. Confira!

Renda Extra e Emprego para Aposentados, veja as opções:

1 – Aproveite o Empréstimo Consignado para empreender:

Para muitas pessoas a aposentadoria é o momento ideal para colocar em prática o desejo de empreender e ter seu próprio negócio. 

Inclusive, muitos profissionais já começam a se preparar e a guardar dinheiro para esse investimento, seja para abrir uma franquia ou trabalhar com o que sempre quis.

Porém, mesmo sem ter uma verba separada e ter feito uma preparação para essa hora, nunca é tarde para se tornar seu próprio chefe. E, para isso, os aposentados contam com a benefício do Empréstimo Consignado.

A modalidade de crédito, exclusiva para algumas categorias, oferece aos beneficiários do INSS vantagens como baixas taxas de juros e parcelamento maior. Com isso, fazer um consignado para investir e empreender ao se aposentar pode ser bastante vantajoso.

Na Youbo, por exemplo, o aposentado ou pensionista pode fazer uma simulação online, solicitar e contratar um empréstimo em pouco tempo e sem complicações.

Com um capital inicial em mãos, ficará mais fácil investir para garantir uma renda extra ao se aposentar. Mas empreender em que? Vamos mostrar algumas opções a seguir!

2 – Palestrante ou Consultor

Por que não compartilhar toda a sua experiência de vida e carreira com novos profissionais? Muitas áreas de atuação oferecem boas oportunidades para palestrantes e consultores, que vão ajudar a incentivar ou aconselhar equipes, empresas ou mesmo estudantes.

Com didática, preparação de discurso e todo o conteúdo que você tem a compartilhar, essa opção pode garantir bons rendimentos atuando em uma área que você já conhece e domina, porém em uma jornada menor e horários mais flexíveis.

3 – Professor ou Instrutor

Muito parecida com a dica anterior, essa opção de emprego para aposentados também foca no compartilhamento da sua experiência. É possível dar aulas particulares ou em grupo nas áreas que atuou profissionalmente ou mesmo que tenha como hobby, como artesanato ou música, por exemplo.

Em tempos de isolamento social, outra opção muito em alta são as aulas online. Você pode investir na gravação ou transmissão de cursos para ensinar o que quiser – as opções vão de mercado financeiro a culinária – e tirar uma renda extra com isso!

4 – Hobby que vira renda 

Quem é que não quer trabalhar com aquilo que mais gosta? Ao se aposentar esse sonho pode virar realidade. Com mais tranquilidade e tempo livre, podemos escolher áreas que não rendem tanto em dinheiro, mas dão satisfação.

Se você adora animais, por que não se tornar um Dog Walker (profissional que passeia com cachorros), Pet Sitter (quem cuida dos animais quando os donos estão viajando) ou mesmo investir em uma petshop, por exemplo?

Já se a sua paixão é artesanato ou culinária, que tal abrir uma loja física ou virtual para vender suas obras e produtos? As opções são inúmeras e nas mais variadas áreas. 

Para isso, organização, controle de custos e um investimento em divulgação farão toda a diferença!

5 – Anfitrião

Essa opção de renda extra é ideal para quem gosta de receber e hospedar pessoas em casa. Dependendo do lugar onde mora e do tamanho do imóvel, é possível conseguir ótimos rendimentos alugando um quarto ou casa em épocas de temporada.

Com o uso de plataformas e sites, você consegue garantir mais segurança e controle para receber hóspedes e garantir retornos financeiros interessantes. 

Já quem deseja ter ainda mais lucros, poderá investir na criação de uma pousada ou albergue, por exemplo.

6 – Produtor de conteúdo

A internet deixou de ser um espaço exclusivo de jovens já tem um tempo. Com muita experiência e boas histórias para compartilhar, os aposentados também podem se tornar grandes produtores de conteúdo.

Que tal criar um blog para contar suas experiências profissionais ou mesmo os acontecimentos de sua vida? 

O que acha de criar vídeos com dicas de artes, cozinha, moda, ou mesmo de humor para compartilhar nas redes sociais? Além de ser divertido, produzir para a web pode render um dinheiro extra.

7 – Motorista de aplicativo

Quem gosta de dirigir e está com o carro parado na garagem, poderá aproveitar uma renda extra atuando como motorista de aplicativos. 

Podendo escolher seus horários de trabalho, atuar em diferentes plataformas e fazer o seu planejamento de renda, essa pode ser uma ótima opção de emprego para os aposentados.

Com essas dicas já dá para ter boas ideias para atuar e aumentar seus ganhos após a aposentadoria, não é mesmo? Tem mais alguma sugestão? Compartilhe com a gente nos comentários!