Blog da Youbo

Conteúdo e Serviços Financeiros

Como é feita a simulação de seguro residencial? Entenda!

Se você possui algum bem material de valor, já deve ter ouvido falar ou mesmo contratado um seguro. Atualmente, esse tipo de serviço oferece coberturas para automóveis, empresas, viagens, a sua vida e até imóveis! Sim, os seguros para moradia podem socorrê-lo em várias situações imprevistas, e provavelmente você nunca pensou em fazer uma simulação de seguro residencial na sua vida! Na verdade, nem você, nem boa parte da população brasileira.

Segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) apenas 15% dos imóveis do país contam com esse tipo de proteção. Isso, porque muitas pessoas não sabem como funciona e quais são as vantagens que esse seguro oferece. Se você faz parte desse grupo, fique tranquilo! Neste post, vou explicar tudinho sobre o seguro residencial, o que é, como funciona, como é feita a simulação e outras cositas más. Venha comigo!

Seguro residencial: o que é?

Imagine que você acabou de comprar uma casa nova ou está se mudando para um lugar melhor. Tudo parece perfeito, até que, um belo dia, no meio da madrugada você acorda e descobre que um dos canos da tubulação de esgoto estourou e a casa está alagada. Como resolver esse problema às três da manhã?

Foi pensando nesse tipo de situação que os seguros residenciais foram criados. A função desse serviço é proteger seu patrimônio e também a sua família, ou seja, é a sua garantia de que, se alguma coisa fora do normal acontecer, você terá alguém para ajudar a resolver a situação a qualquer momento do dia, inclusive na madrugada.

Como funciona esse tipo de seguro?

A regra do seguro residencial é parecida com a dos seguros de automóveis, por exemplo, você paga um valor mensal ou anual para a seguradora e, em troca, ela se compromete a proteger o seu patrimônio contra inúmeros problemas. Então, se ocorrer um sinistro — acidente —, a seguradora tomará as medidas necessárias para reparar ou substituir o que foi danificado.

De que forma é feita a simulação de seguro residencial?

Para chegar ao valor exato do serviço é feita uma simulação de seguro residencial com base em vários fatores: o valor do metro quadrado construído, o tipo de imóvel, condições climáticas, índice de violência na região e os bens que estão lá dentro. De acordo com esses dados, serão considerados os riscos a que a casa e a sua família estão expostas, e, assim, é determinado o valor a ser pago.

Ao contratar esse tipo de serviço é feita uma apólice. Nesse documento, constam todas as regras do seguro, quais as coberturas, os riscos, prazo de validade do contrato, o valor que será pago à seguradora — chamado de prêmio — e a indenização que será recebida para cada ocorrência. Por isso, é muito importante que você leia a apólice com atenção e se certifique de que ela contempla tudo que você precisa.

O que está incluso na cobertura?

Existem três tipos de cobertura residencial. Se você optar apenas pela cobertura do prédio, isso quer dizer que, somente as paredes e o teto estarão segurados. Você também pode escolher a cobertura só para os bens dentro do imóvel ou para ambos os casos. A partir dessas coberturas, você escolhe quais riscos estarão incluídos no seu contrato. Veja as principais versões de apólices:

  • Cobertura básica: boa parte dos seguros para moradia cobre o imóvel em casos de explosões, incêndios e queda de raios, entretanto é possível adicionar mais benefícios — mediante pagamento extra. Entre os adicionais há proteção contra roubo, quebra de vidros, panes elétricas, queda de aeronaves, enchentes, responsabilidade civil familiar etc.;
  • Responsabilidade civil familiar: embora seja um adicional, vale a pena falar um pouco mais sobre ele, pois esse tipo de cobertura protege você contra danos a terceiros. Suponha que seu filho convidou alguns amigos para brincar e um deles acabou se machucando. Com essa proteção você pode acionar o seguro para que ele assuma as despesas com consultas, remédios etc.;
  •  Assistência 24 horas: essa cobertura pode ser muito útil se você mora distante de familiares e amigos, sozinho ou se você não entende nada de reparos domésticos. A assistência 24 horas garante que você terá ajuda se o seu chuveiro queimar, a pia entupir ou se você ficar preso do lado de fora.

Um detalhe importante: hoje, as empresas que fazem o seguro não declaram mais os bens existentes dentro de uma propriedade, por isso, para garantir que você receba os benefícios da seguradora, é preciso comprovar a existência prévia do objeto ou espaços danificados. Isso poderá ser feito apresentando notas ficais e manuais de funcionamento.

Quais cuidados tomar ao contratar o seguro para a sua casa?

Com tantas opções, é provável que você se sinta um pouco perdido na hora de escolher o que fará parte da sua apólice. Por isso, faça uma simulação de seguro residencial, converse com o seu corretor, certifique-se de que o contrato cobre tudo que você gostaria e verifique o valor da indenização oferecida para cada situação. Consulte também mais de uma empresa e verifique a reputação tanto da seguradora, quanto da corretora.

Dica do Youbo: como encontrar a empresa certa para fazer o seu seguro?

O ditado popular diz que “o seguro morreu de velho”. Eu torço para nada de ruim aconteça com o seu imóvel ou família, mas, se acontecer, nós, aqui da Youbo, temos o compromisso de descomplicar a sua vida e fazer com que esses imprevistos sejam rapidamente resolvidos. Desenvolvemos um seguro residencial que você pode personalizar de acordo com as suas necessidades.

Todo o processo de contratação é feito online, você responde ao nosso questionário e rapidinho recebe a cotação. Você também conta com a praticidade do nosso simulador de seguros residenciais, em que pode comparar os valores entres diversas opções de coberturas. Oferecemos seguros contra roubos e furtos, danos elétricos, incêndio, desastres naturais, danos em vidros e muitos outros.

Proteger o seu patrimônio é muito importante. Por esse motivo, contratar um seguro residencial é fundamental. Neste post, vimos às várias situações que podem ser resolvidas com esse serviço, a forma como ele funciona e os diferentes tipos de coberturas. Tudo isso para que você e sua família tenham tranquilidade e segurança.

Agora você já sabe tudo sobre seguros residenciais, que tal encontrar um perfeito para você? Tenho certeza que o meu time pode ajudar nessa missão! Acesse nosso site e faça agora mesmo uma simulação de seguro residencial. Até mais!

Marcos Junior

Voltar ao topo