Pensando em juntar dinheiro para comprar um carro? Confira 5 dicas

juntar dinheiro para comprar um carro
juntar dinheiro para comprar um carro

Ter o próprio carro é o sonho de muitos brasileiros, e existem bons motivos para isso. Um automóvel na garagem, muitas vezes, é sinônimo de praticidade, autonomia e, principalmente, conforto e economia. Está interessado em saber como desfrutar dessas vantagens? Neste artigo, vou dar algumas dicas de como juntar dinheiro para comprar um carro. Confira!

Como escolher o melhor carro?

Escolher o melhor veículo pode não ser uma tarefa simples. Existem diversos modelos de carros disponíveis no mercado, e os preços costumam variar bastante. Por isso, antes mesmo de começar a juntar dinheiro para comprar um carro você precisa estimar quanto está disposto a investir. 

Com a estimativa em mãos é hora de considerar algumas questões. A primeira delas é a utilização do veículo. Não é aconselhável escolher um veículo para trabalhar na Uber, ou carregar mercadorias, por exemplo, com os mesmos critérios usados para um carro de passeio, correto? Portanto entender qual é o seu perfil e quais são as condições de uso do carro é importante para fazer uma boa escolha.

Podemos considerar que adquirir um automóvel é um investimento de médio e longo prazo, pois, junto aos benefícios, virão algumas despesas e elas devem caber no seu orçamento. Veja o que considerar para fazer um bom negócio:

  • o valor de mercado do veículo (obtido pela tabela FIPE);
  • custos de manutenções;
  • despesas anuais com a documentação (Licenciamento, IPVA e DPVAT);
  • relação custo-benefício (conforto, segurança, consumo de combustível, itens opcionais);
  • investimento no seguro auto.

Uma boa opção para economizar é recorrer aos veículos seminovos. Eles demandam investimento menor quando comparados aos novos. Faça uma boa pesquisa de mercado, pois é possível encontrar carros com pouco uso e em ótimo estado de conservação. 

Tenha em mente, dois ou três modelos de veículos dentro das suas possibilidades financeiras. Converse com amigos e especialistas sobre as suas escolhas. Sem dúvidas, você conseguirá ótimas informações para embasar a sua decisão. Agora que você sabe como fazer a melhor escolha, descubra como juntar dinheiro para comprar um carro.

Como juntar dinheiro para comprar um carro?

Não existe uma fórmula mágica. Para juntar dinheiro para comprar um carro você vai precisar essencialmente de organização, foco e planejamento As dicas que darei a seguir certamente ajudarão!

1. Organize as finanças

Comprar um carro exige organização e planejamento. Coloque todas as despesas fixas (água, energia elétrica, prestações etc.) na ponta do lápis. Aproveite para analisar os gastos flutuantes (cartão de crédito, por exemplo) dos últimos meses. Dessa forma, você descobrirá como utiliza a sua renda. 

Certamente, você encontrará algumas despesas que poderiam ser evitadas e terá a oportunidade de se reorganizar para ampliar a saúde financeira. Estabeleça uma rotina de monitoramento dos recursos com a ajuda de aplicativos e planilhas. Anote seus gastos diariamente e otimize distribuição do seu salário. 

2. Estabeleça metas

Depois de escolher um carro com valor compatível ao seu orçamento é hora de estabelecer uma meta. Lembre-se de que ela deve ser realista. Vejamos, um automóvel que custa 17 mil reais exigirá que você poupe 473 reais mensais ao longo de 36 de meses. Ou seja, será necessário economizar aproximadamente 16 reais por dia. 

3. Mude alguns hábitos 

Compras impulsivas, gastos com artigos de marcas renomadas, assinaturas mensais de serviços que você praticamente não utiliza e os tradicionais lanchinhos na rua podem ser verdadeiros vilões do orçamento. Planeje-se para eliminar os gastos desnecessários e busque alternativas econômicas, pois essa é uma das melhores maneiras de juntar dinheiro para comprar um carro.

Você pode, por exemplo, preparar sua alimentação e levar para o trabalho de modo a evitar algumas despesas. Outra alternativa é optar por passeios ao ar livre e explorar a agenda cultural da cidade. Geralmente, existem boas opções de lazer com custos reduzidos, como parques, praças, exposições de arte etc. 

4. Amplie sua renda

Quando chega o final do mês, sua conta bancária não costuma ter muito dinheiro, correto? Bom, além de economizar, você pode construir alternativas de geração de renda trabalhando como freelancer no tempo livre, vendendo produtos de beleza ou outros itens capazes de despertar o interesse das pessoas. 

Não é só! Caso já tenha algum dinheiro guardado, os investimentos no Tesouro Direto ou outros tipos de aplicações podem fazer o seu capital aumentar ao longo do tempo. Lembra-se daqueles objetos que estão em bom estado e você não utiliza? Eles também podem se tornar uma fonte de renda extra. 

5. Fuja das taxas e tarifas

Evite compras parceladas que impõem taxas de juros, negocie as anuidades dos cartões de créditos e de outros serviços e preste muita atenção às oportunidades de financiamento, sobretudo veicular, pois a taxa de juros pode representar uma quantia considerável. 

Caso encontre muitos obstáculos para poupar, sugiro considerar a possibilidade de fazer um consórcio. O desejo de ter um carro é grande, não é mesmo? Na hipótese de financiamento, junte dinheiro suficiente para dar uma boa entrada e reduzir os juros.

Por que ter um seguro auto é importante? 

Imprevistos acontecem! Depois de muito trabalho para realizar o sonho do carro próprio não vale a pena correr nenhum tipo de risco. O seguro auto é indispensável para conferir ao seu patrimônio proteção contra furtos e roubos. Tem mais, é possível contratar um plano de acordo com o seu perfil e ter acesso a vários serviços. Conheça alguns:

  • assistência 24 horas; 
  • serviços de reboque;
  • cobertura de danos causados por fenômenos naturais;
  • chaveiro;
  • socorro em caso de pane mecânica ou pane seca;
  • troca de pneus;
  • cobertura de danos causados a terceiros; 
  • transporte domiciliar, dentre outros. 

Tenho certeza de que seguindo todas essas super dicas você conseguirá poupar o suficiente e desfrutar das muitas vantagens de ter um automóvel à sua disposição. Não se esqueça de que é indispensável manter o foco durante todo o mês, anotar rigorosamente as despesas e eliminar todos os gastos desnecessários. Quando chegar a hora de adquirir fique de olho nos feirões e utilize a internet para fazer pesquisas. Você encontrará uma boa oportunidade!

Agora que você sabe como juntar dinheiro para comprar um carro, que tal curtir minhas páginas nas redes sociais? Estou no Facebook, no Instagram e no Twitter!

9 Shares:
Talvez goste
Mais

O que é tabela fipe

A tabela Fipe é o índice que define os valores de veículos usados e seminovos em todo o território nacional. Saiba como ela é calculada e quais são suas vantagens e desvantagens.