Entenda como funciona o seguro para carros antigos

seguro para carros antigos

Afinal, contratar um seguro para carros antigos vale a pena ou não? Se você tem dúvidas a respeito disso, saiba que não é o único. Isso porque, no Brasil, mais da metade da frota de veículos de passeio é composta por veículos que têm entre 6 e 15 anos de uso. Esses dados são da Sindipeças.

Sendo assim, pode-se dizer sem medo de errar que boa parte dos motoristas acaba encontrando dificuldades na hora de segurar carros com mais de 10 anos de uso. O que é mais comum é a falta de opções em seguros compreensivos, que são aqueles que incluem diversas proteções, e valores muito elevados, podendo chegar a ⅓ do valor de mercado do veículo.

Parece inviável? Nem tanto. Na verdade, ao considerar a relação custo x benefício, contar com proteção para um carro com mais de 10 anos pode ser bastante vantajoso. Vamos continuar a leitura para entender por quê? 😉

Como funciona o seguro para carros antigos?

Como você deve saber, existem critérios rigorosos adotados pelas seguradoras para que um veículo seja coberto por uma apólice. No caso do seguro para carros antigos, há questões elementares que podem dificultar a aprovação de um pedido.

Talvez o principal motivo seja a própria dificuldade em encontrar peças de reposição, considerando não só a idade, mas a possibilidade de o carro não ser mais fabricado. Não tem como negar que é muito mais trabalhoso encontrar peças para um Fiat Tempra 1995 do que para um Chevrolet Onix 2019.

Além disso, veículos com mais de 10 anos apresentam risco de colisão mais elevado, fora os defeitos em virtude do estado de conservação nem sempre adequado. É preciso levar em conta, ainda, que a oferta menor de peças leva a se formar todo um mercado paralelo ilegal, abastecido por carros roubados ou furtados.

Seja como for, há seguradoras que assumem esse risco, desde que observadas certas condições. Normalmente, as apólices cobrem roubos e furtos, ou seja, trata-se de um seguro não compreensivo, no qual não são cobertos danos causados por colisões ou incêndios.

Quais serviços são oferecidos?

Toda apólice de seguro só é aprovada mediante a análise individual de cada caso, e com carros antigos não é diferente. Embora a modalidade mais comum, como destacamos, seja a do seguro não compreensivo, isso não isenta o dono de ter seu perfil avaliado.

Esse é um procedimento que vale, em especial, para os proprietários de carros com mais de 30 anos com placa preta, que designa carros de coleção.

Como esses veículos precisam de peças raras, as seguradoras, em geral, fecham contratos com condições bem específicas e coberturas um pouco diferentes do usual. É por isso que, nas inspeções realizadas, é verificado se o carro conta com, pelo menos, 70% de suas características originais. Além disso, é exigido o certificado de originalidade, conforme as determinações da Resolução nº 56/98 do Contran.

No entanto, para os carros sem placa preta, há coberturas que atendem às necessidades específicas de quem tem um veículo mais “experiente” 😁. Veja quais são.

cotação seguro

Reposição de peças

Como você viu no tópico anterior, um dos obstáculos comuns para a aprovação de uma apólice de seguro para carros antigos é a dificuldade em encontrar peças. Além disso, há questões de mercado que também influenciam na oferta e demanda para esse tipo de produto.

Como constatado pela Pesquisa Conjuntural da Sindipeças, até agora, o ritmo na venda de peças automotivas está em descompasso com a capacidade instalada. Isso significa que há produção, mas esse volume de peças não está encontrando saída no mercado.

Dados como esse são considerados pelas seguradoras e podem servir como pretexto na hora de proteger ou não um carro antigo. De qualquer forma, o fato é que, ao contar com um seguro auto, você evita ficar à mercê das oscilações do mercado de peças. Em momentos de demanda baixa, é comum que oficinas cobrem valores quase extorsivos por peças mais difíceis de encontrar.

Um seguro, nesse caso, garante que a reposição será feita, não importa se a peça está sobrando ou faltando no mercado e, o melhor, sem ter que pagar a mais.

Cobertura para danos a terceiros

Embora o mais comum é que o seguro para carros antigos não seja compreensivo, nada impede, dependendo do caso, que terceiros sejam protegidos em caso de acidentes. Afinal, sendo um carro mais suscetível a falhas mecânicas, é natural esperar que se envolva em eventuais colisões.

Nesse caso, é importante levar em conta que, se o carro de um terceiro for mais caro ou mesmo de luxo, pode ser até inviável para o dono do carro antigo arcar sozinho com o prejuízo. Por isso, um seguro que proteja terceiros pode representar uma tremenda segurança.😌

O mesmo se aplica a quem tem um carro de coleção. Ao trafegar nas ruas, nunca se sabe o que pode vir a acontecer. Por isso, o melhor mesmo é garantir que um provável acidente não comprometa a integridade do patrimônio de pessoas inocentes, se assim for constatado.

Guincho 24h

Por conta da probabilidade maior de sofrer uma pane mecânica ou falhas causadas pelo tempo de uso, é sempre recomendável contar com o apoio de um guincho. Considere, nesse caso, a possibilidade de estar em um local ermo, sem uma rede de assistência técnica ou mesmo desconhecido 😰. O que fazer nessas situações?

Pode compensar pagar um valor até mais alto do que o normal para ter o direito de ser apoiado por serviços de guincho profissionais em caso de falha do veículo. Além do mais, com as altas taxas de criminalidade, em especial nas grandes metrópoles, não seria nada seguro circular sem rumo em busca de uma oficina, não acha?

Você aprendeu neste artigo como fazer um seguro auto que seja adequado para seu carro com mais de 10 anos de uso e também ficou por dentro de eventuais restrições e vantagens em aderir. E se seu veículo é de coleção, considere essa possibilidade com mais carinho ainda. Um seguro para carros antigos, nesse caso, pode representar a preservação de um patrimônio de valor inestimável!

Quer saber como fazer uma cotação rápida e sem complicações para seu carro antigo? O Youbo está à sua disposição. Então, faça um contato com a gente agora mesmo!

consorcio ebook
36 Shares:
Deixe uma resposta
Talves goste