Skip to main content

Chegou a hora de conhecer novos lugares? Precisa viajar a negócios? Como você deve imaginar, não basta organizar os objetos e colocar no porta-malas do seu companheiro de estrada. É indispensável fazer um bom planejamento e tomar alguns cuidados para garantir que tudo ocorrerá conforme o esperado. Pensando nisso, preparei para você as melhores dicas para viajar de carro. Confira!

1. Tenha um carro seguro

Segurança em primeiro lugar, não é mesmo? Portanto, para viajar com tranquilidade, o ideal é dispor de um veículo com boa pontuação no Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe (Latin NCAP). Veja quais são os carros mais seguros de acordo com os testes realizados pela empresa entre 2016 e 2019:

  • SUVs: Toyota RAV4, Volkswagen T-Cross e Volkswagen Tiguan;
  • Hatches: Chevrolet Onix (2020), Volkswagen Polo, Volkswagen Golf e Volkswagen UP;
  • Sedãs: Toyota Corolla, Volkswagen Jetta e Volkswagen Virtus;
  • Utilitários: Toyota Hilux/SW4 e Fiat Toro. 

Diversos outros modelos também não deixam a desejar quando o quesito é segurança. Bons exemplos são o Toyota Yaris, Nissan Kicks e Mitsubishi Eclipse Cross. O seu veículo está fora da lista? Não se preocupe! É possível descobrir o nível de segurança dele diretamente no site da Latin NCAP. Para isso, é preciso preencher um pequeno formulário localizado à direita, na página principal da empresa. 

2. Mantenha a revisão do carro em dia

Todo veículo precisa de manutenção! Geralmente, as montadoras indicam que as revisões devem ser realizadas a cada 10 mil km ou 6 meses. Logo uma das melhores dicas para viajar de carro é prestar atenção ao que diz o manual do veículo e não descuidar do possante. Além disso, sempre que notar algo estranho, como barulhos atípicos, trepidações ou queda de desempenho, procure um especialista ou consulte o seu corretor de seguro automotivo

Antes de acelerar por aí e desfrutar de belas paisagens, lembre-se também de conferir a validade do óleo lubrificante do motor — considerando a quilometragem a ser percorrida —, verificar o nível do fluido do sistema de arrefecimento e calibrar todos os pneus. Aproveite para dar uma olhadinha em alguns equipamentos, como triângulo de sinalização, macaco e chave de rodas.

Os principais itens a serem checados na revisão são:

  • sistema de iluminação: faróis, faroletes e luzes de seta, freio e ré;
  • sistema de freio: discos, pastilhas, tambores e lonas;
  • motor: correia dentada, engrenagens, injeção eletrônica, velas, cabos de ignição, fluidos e filtros (óleo, ar e ar-condicionado). 

Não é só! Tão importante quanto ter um carro com alto nível de segurança e revisado, é ter uma boa cobertura de seguro automotivo. Assim, você terá à disposição assistência 24 horas para eventualidades como furto, roubo e colisão. Tem mais: diversos planos oferecem reboque, chaveiro, troca de pneus, socorro em caso de pane seca ou mecânica. Algumas modalidades oferecem até serviços para o seu pet, acredita? 

3. Faça um roteiro de todo o percurso

Como comentei antes, o segredo do sucesso de uma viagem está no planejamento. Após escolher o destino, trace um roteiro de todo o percurso. Dessa forma, você poderá estabelecer uma meta a ser percorrida diariamente (no caso de viagens longas), programar os abastecimentos de combustível e as paradas para alimentação, descanso e pernoites. 

Ao definir o trajeto, priorize vias com maior nível de segurança e assistência em casos de emergências. Busque informações sobre a rota, pois, em algumas regiões do Brasil, pode ser necessário realizar travessias de balsa ou percorrer longas distâncias em estradas de terra. Nesses casos, é recomendável levar alimentação e água no carro. Tenha em mente que o trajeto é tão importante quanto o destino. Aproveite a oportunidade para conhecer novos lugares, sabores, paisagens e aromas durante o caminho. 

4. Adquira um seguro viagem

Certamente, essa é uma das dicas para viajar de carro que merece atenção especial. Imprevistos acontecem e nada melhor do que ter com quem contar nos momentos delicados. Esse tipo investimento confere proteção ao segurado durante todo o período de viagem. Ou seja, ele fornecerá assistência e indenização frente à ocorrência daqueles riscos que foram pactuados no contrato. 

Ao contratar o seguro viagem você pode escolher as coberturas mais adequadas ao seu perfil. Além da indenização em caso de morte ou invalidez, existem planos que englobam as despesas hospitalares, médicas, odontológicas, dentre outros. Vale destacar que para evitar dores de cabeça, gastos excessivos e burocracias desnecessárias você deve procurar uma empresa especializada e confiável. 

5. Calcule todos os gastos

Calcular os gastos é uma das preciosas dicas para viajar de carro. Dê uma boa revisada nas finanças e estime quanto é possível gastar durante a viagem para não extrapolar o seu orçamento. Em algumas situações, pode ser interessante utilizar o cartão de crédito. Com isso, você ganha um tempinho a mais para quitar as despesas e aproveita os programas de pontos e fidelidade oferecidos pelas agências financeiras, postos de combustíveis e demais estabelecimentos. 

Quer saber o que não pode faltar na sua lista de gastos? Separei para você os principais itens. Veja:

  • combustível;
  • pedágios;
  • alimentação e pernoites durante o trajeto;
  • translado do veículo em balsa, se for o caso;
  • estadia e alimentação no destino;
  • entradas para pontos turísticos e similares;
  • gastos com lembrancinhas e outros objetos, caso deseje.

Pode até parecer difícil colocar todos os gastos na ponta do lápis, mas, na verdade, é bem simples. Com uma ajudinha da internet você não encontrará grandes dificuldades para calcular o combustível e os pedágios. Atualmente, existem diversos sites que oferecem esses serviços. O mesmo vale para as pernoites em hotéis e entradas nos locais que deseja visitar.

Essas dicas para viajar de carro são infalíveis e seguir cuidadosamente cada uma delas determinará o sucesso da sua viagem. Afinal, você programou cada etapa da viagem. A segurança com o veículo estará garantida, você saberá exatamente o trajeto e quais serão os pontos de parada, assim como terá conhecimento estimado sobre os gastos. Além disso, se beneficiará de uma proteção especial ao contratar o seguro viagem. 

Agora que você já sabe quais são as melhores dicas para viajar de carro, que tal entender melhor o que é o seguro viagem e ficar por dentro do assunto? Leia nosso artigo!