Como pedir aposentadoria pelo Meu INSS? Passo-a-passo

Como pedir aposentadoria pelo Meu INSS?

Atualmente muitos dos serviços prestados pré-pandemia do COVID-19 tiveram seu atendimento presencial temporariamente suspensos. Um deles foi aquele proporcionado pelas agências do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.

Desde 2018 é possível fazer solicitação de serviços ao INSS de forma digital, por meio de computador ou até mesmo através do celular, usando o aplicativo “Meu INSS”. Esta é uma forma de por, exemplo, pedir a aposentadoria de forma mais simplificada e rápida.

Para aprender como fazer este processo pela internet, siga a leitura para aprender quais documentos você deve ter em mãos e qual é o processo a ser realizado, passo-a-passo.

Primeiro aconselhamos que você leia nosso último post sobre como fazer o cadastro no portal “Meu INSS” antes de prosseguir com a leitura. No post explicamos de forma detalhada e didática sobre o funcionamento da ferramenta.

Tudo certo? Agora vamos aos documentos que precisam ser coletados para que possamos dar entrada no processo de aposentadoria!

Quais documentos preciso para me aposentar?

Para garantir que todo processo será realizado sem problemas, é vital que a documentação seja corretamente organizada.

Este é um procedimento que deve ser realizado de forma muito organizada, a fim de agilizar a petição da aposentadoria. Para isso, tenha a seguinte documentação em mãos:

  • Procuração ou termo de representação legal com assinatura;
  • Documentação com foto e CPF;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de Tempo de Contribuição;
  • Formulário de atividade especial. Aplica-se somente a casos no qual haja jornada de trabalho com agentes nocivos à saúde (calor, ruído, etc.) em níveis acima dos limites que foram estabelecidos em regulamento próprio. É conhecido como PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário.
  • Caso aplique ao seu caso: demonstração de realização de atividades rurais e certificado de reservista ou serviço militar;
  • Carnês e guias de recolhimento;
  • Comprovantes de trabalho no exterior, assim como possíveis contribuições previdenciárias realizadas.

Uma informação importante a se saber é que uma vez que estes documentos terão upload/ serão “depositados” no portal junto ao requerimento, deverão, necessariamente ser digitalizados.

Há duas maneiras simples de fazer isso. A primeira é por meio do scan de uma impressora. Caso não possua impressora em casa, não se preocupe! Com um smartphone e um aplicativo de digitalização isso é facilmente realizado. Muitos destes aplicativos são disponibilizados gratuitamente, como o CamScanner. A vantagem principal deste aplicativo é que as imagens digitalizadas podem ser rapidamente convertidas em .pdf e então alocadas no site.

Como devo proceder para pedir a aposentadoria?

  1. Login no site Meu INSS

Feito o cadastro no site Meu INSS, clique em “Entrar”. A seguinte tela pedirá que você escreva seu CPF.

Após digitar seu CPF, clique em “Avançar” e insira a senha previamente cadastrada.

Clique em “Entrar” para seguir com o login.

  1. Solicitar a aposentadoria

Após cadastro, vamos iniciar o processo de solicitação de aposentadoria. Para isso, selecione a opção “Pedir aposentadoria”, conforme figura abaixo.

Para fins didáticos, vamos selecionar, em seguida, a opção “Aposentadoria por Tempo de Contribuição/ Idade Urbana”. Na página abaixo, as opções podem variar de acordo com o seu caso.

Atenção: após a seleção do tipo de aposentadoria é possível que o portal peça que seus dados de contato sejam atualizados. Caso haja esta solicitação, não esqueça de atualizar informações como e-mail, endereço e telefone para contato!

A seguir, clique em “Aposentadoria por Tempo de Contribuição”.

As telas seguintes deverão ser respondidas por meio de seleção de “Sim” ou “Não”; selecione-as de acordo com seu caso. São elas: 

  • “Você possui tempo especial?”
  •  “Você possui tempo rural?”
  • “Você possui tempo trabalhado em outro país (exterior)?”
  •  “Você já trabalhou como professor?”
  • “Você já trabalhou como militar e/ou funcionário/ servidor público da União, Estado ou Município?”
  •  “Caso não possua o tempo de contribuição integral, você concorda com a aposentadoria proporcional?”
  •  “Caso não possua direito ao benefício na data de hoje (data do protocolo), você autoriza o INSS alterar a data de entrada do requerimento para a data em que adquiriu as condições necessárias para a concessão do benefício?”
  • “Recebe pensão por morte deixada por cônjuge/companheiro(a) em outro regime de previdência social?”

Após a resposta destas perguntas, a página “Dados do Requerente” mostrará uma série de abas. Observe que elas contém o símbolo de “+”, que ao serem clicados, abrem uma janela na qual lê-se “Anexar Documento”.

Anexe o documento já digitalizado e em .pdf correspondente a cada aba. É natural que nem todas as abas tenham anexos de documento, uma vez que a trajetória profissional de cada pessoa é variável.

Na mesma página, em “Informações de contato, recomendamos que você clique em “Sim” para a pergunta “Você aceita acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS, Central 135 ou e-mail?”. Desta forma, haverá maior facilidade em acompanhar os trâmites de sua solicitação.

Para prosseguir, clique em “Avançar”.

Na próxima página, adicione seus vínculos empregatícios e recolhimento, de acordo com a CTPS.

Estamos quase acabando, agora é só clicar em “Avançar”!

A página seguinte pede a consulta por município ou CEP de forma a encontrar uma agência do INSS mais próxima à sua localização, caso haja a necessidade de deslocamento para um eventual atendimento presencial. Apenas como exemplo, utilizamos a cidade de Londrina.

Com um clique em “Avançar”, é possível, na página seguinte, escolher uma agência bancária na qual o benefício poderá ser sacado; escolha um de acordo com a localização e distância de residência que melhor lhe agrade.

A próxima página resume todos os dados que foram cadastrados e finaliza seu requerimento. Não esqueça conferir todos os dados e clicar em “Declaro que li e concordo com as informações acima”.

O requerimento está finalizado e foi encaminhado para análise! Agora é só aguardar e acompanhar sua solicitação também via Meu INSS!

Agora que você já sabe como fazer este processo pela internet e melhor – sem sair do conforto e segurança da sua casa, aproveite para ler mais sobre o assunto no blog da Youbo e fazer uma simulação de empréstimo consignado, feito especialmente para aposentados e pensionistas do INSS!

Quer tirar dúvidas? Nos chame no Whatsapp para conversarmos!

1 Shares:
Talvez goste