Quer saber como financiar um veículo? Veja as principais regras

Como financiar um veículo: veja as principais regras
como financiar um veículo

Comprar um carro é sempre uma experiência emocionante para qualquer pessoa. No entanto, saber como financiar um veículo é essencial para que se esteja mais próximo de realizar uma operação segura e que não comprometa as condições da família.

Os planos oferecidos pelas instituições financeiras variam muito e, para avaliar melhor cada opção, é importante realizar simulações. Desse modo, é possível conhecer para cada caso as reais exigências que deverão ser atendidas, sobretudo as financeiras, como o prazo e o valor das parcelas.

Continue a leitura e saiba como financiar o veículo que você deseja!

Planejamento

O financiamento de um veículo é uma iniciativa de responsabilidade, pois, de maneira geral, envolve valores significativos para a maioria das pessoas. Assim, a primeira regra a ser observada diz respeito à necessidade de se fazer um bom planejamento.

Nesse sentido, alguns cuidados devem ser observados para se preparar para um financiamento. E, para assumir o compromisso, é preciso estar seguro de que sua renda comporta as parcelas mensais do financiamento sem comprometer seu orçamento familiar.

É sempre recomendável pesquisar bem para se ter a certeza de estar utilizando a melhor opção para financiar o veículo pretendido. Afinal, boas taxas e segurança no negócio são indispensáveis.

Simulação

A possibilidade de se fazer uma simulação para financiamento de carro constitui uma ótima oportunidade para visualizar com precisão a proposta mais adequada. Nada melhor do que verificar como ficariam as condições de determinado plano de financiamento.

Com a simulação, é possível ajustar a proposta para a situação mais apropriada à sua realidade. Assim, realize quantas simulações forem necessárias para chegar à condição que atenda às suas expectativas e possibilidades.

Para fazer simulações, faça uso de plataformas seguras, como a da Youbo. Você terá a oportunidade de escolher o que for mais adequado dentre as opções das melhores financeiras e seguradoras do mercado.

Opções de financiamento

Quando se decide adquirir um veículo financiado, três possibilidades surgem como opções de financiamento. Cada uma tem características próprias pelas quais você vai decidir qual se aplica melhor à sua realidade.

Crédito Direto ao Consumidor

Conhecido pela sigla CDC, constitui um empréstimo que deve ser feito junto ao banco com o qual você opera. De maneira geral, o número de parcelas gira em torno de 72, embora alguns bancos possam oferecer ainda mais.

O CDC é a modalidade de financiamento mais comum para aquisição de veículos e você já sai da negociação com o carro. O valor de cada parcela, resultante das taxas cobradas, vai depender da negociação conseguida com o banco.

Leasing

O leasing é como se fosse um aluguel pelo qual você paga mensalmente um valor, com a opção de ficar com o veículo ao final do contrato. Nessa modalidade, o banco permanece proprietário até a quitação do valor previsto em contrato, enquanto você faz uso do carro como se fosse alugado.

Trata-se, portanto, de uma modalidade de financiamento interessante para aqueles que gostam de trocar de veículo periodicamente. Por sua vez, o leasing não é uma forma de financiamento muito comum, mas também libera o veículo no ato da negociação.

Consórcio

A opção por consórcio requer que se faça parte de um grupo administrado por uma instituição. Todos pagam um valor que constitui uma espécie de poupança com a qual vão sendo adquiridos os veículos.

Mensalmente, um ou mais veículos são entregues a membros do grupo contribuinte segundo regras estabelecidas. A vantagem é que não há a incidência de juros, mas há atualização financeira dos valores e algumas taxas de administração.

Valor de entrada

A aquisição de carros por meio de financiamento pode ser efetivada sem a utilização de pagamento de entrada. Existem condições com essa opção que, no entanto, resultam em maior incidência de juros.

Por sua vez, quanto maior for o recurso que você conseguir juntar para dar uma boa entrada, menor será a necessidade de financiamento. Nesse sentido, costuma-se considerar uma entrada mínima de 10% do valor do veículo pela maioria dos bancos e financeiras, mas não se trata de uma regra fixa.

De maneira geral, as melhores condições de financiamento se concretizam a partir de uma entrada correspondente a 20% do valor do veículo. Grandes “promoções” são feitas com entrada de 50% e o financiamento do restante a juros bem baixos e, às vezes, isento de juros (conhecido como “juros zero”).

Taxa de juros

Dentro dos limites estabelecidos pelo órgão regulador, cada instituição financeira pode definir a taxa de juros com que vai operar. Isso significa que, em determinado momento, um banco pode estar cobrando juros elevados, enquanto outro trabalha com taxas bem menores.

Por essa razão, é muito importante pesquisar as condições com que os financiamentos são oferecidos por cada banco. Ao avaliar os valores cobrados, não se limite à taxa de juros nominal, isto é, aquela anunciada pela financeira, que parece baixa e atrativa.

Na verdade, leve em conta que pode haver redução nessa taxa, mas inclusão de diversos encargos que embutem um custo final bem maior. Assim, procure pelo chamado custo efetivo total (CET), que é quanto você vai pagar, de fato, pelo financiamento.

Assinatura do contrato

Ao financiar um veículo, certifique-se de que há um contrato de crédito detalhando todas as condições do financiamento. Considere que só será legalmente válido e exigível o que estiver definido no contrato.

Por esse motivo, leia e releia atentamente os termos da contratação ou conte com alguém de confiança para fazê-lo por você. Não conclua a negociação se houver dúvidas e, nesse caso, procure saná-las logo.

Esteja certo de que as exigências do financiamento previstas nas condições do financiamento poderão ser atendidas sem comprometer o seu orçamento familiar. Antes de assinar o contrato, retome as considerações que você fez no início do planejamento.

Seguro

Leve em conta a importância de garantir proteção para sua operação financeira e para o veículo que você está adquirindo. Assim, considere a contratação de um seguro para o financiamento, de modo que sua família esteja resguardada caso uma ocorrência inesperada impeça a continuidade do pagamento das parcelas contratadas.

Além disso, o seguro do veículo também é uma medida indispensável. Os riscos são elevados e não devem ser desconsiderados.

Para um bom planejamento e contratação de seguros, a plataforma online Youbo constitui uma excelente solução. Além de trabalhar com as melhores financeiras, permite a realização de simulações e pode oferecer as opções de seguro mais adequadas à sua realidade.

Com essas dicas sobre como financiar um veículo, você está pronto para iniciar o seu negócio com a segurança necessária. Esteja certo de que as finanças domésticas não serão abaladas e que a negociação está protegida por um bom seguro.

Gostou do artigo? Entre em contato conosco e conheça todas as facilidades de uma plataforma online!

12 Shares:
Talves goste