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Como fazer minha empresa crescer em 2020

Junto de um novo ano, novos objetivos se desenham no horizonte. Sendo assim, elaborei este post para responder a uma das dúvidas mais recorrentes entre os nossos leitores: como fazer minha empresa crescer? Afinal, esse é um dilema comum a qualquer empreendedor — e eu quero ajudar na sua jornada!

Por isso, reuni as principais informações sobre tema, explicando os pontos mais importantes para o crescimento do seu negócio, com as melhores estratégias para tirar esse objetivo do papel e alavancar os seus resultados. Está pronto? Então vamos nessa!

Quais os fatores mais importantes no crescimento de uma empresa?

Da forma como percebemos, existem cinco critérios fundamentais para que o seu negócio decole: a organização, o planejamento, os recursos, a disponibilidade e a rede de contatos. No fim das contas, é a excelência em cada uma dessas áreas que determina o potencial da sua empresa em crescer de maneira inteligente e sustentável. Ficou curioso? Então dê uma olhada!

Organização operacional e financeira

Antes, é importante entender uma coisa: você não conseguirá expandir o seu mercado se estiver trabalhando de maneira caótica, desorganizada e aleatória. Nesse sentido, o primeiro fundamento do seu negócio deve ser a organização, pois isso garante previsibilidade nos seus processos e facilita a identificação de erros e melhorias.

Além do lado operacional, também é muito importante que a organização exista no ambiente financeiro. Pois veja, para crescer, é indispensável que você saiba como separar as despesas pessoais das contas da empresa, evitando prejudicar o seu fluxo de caixa com pendências, gastos e custos que não tem nada a ver com a operação.

Planejamento de curto, médio e longo prazo

Tão importante quanto ignorado, o planejamento é uma oportunidade de desenhar um mapa em direção aos seus objetivos. Apesar disso, é um tanto comum que micro e pequenos empresários deixem essa estratégia de lado e, assim, prejudiquem suas oportunidades de crescimento.

Basicamente, planejar é definir metas claras do que você e o seu time precisam alcançar dentro de um intervalo de tempo. Para incentivar a equipe, é importante que esses objetivos sejam coerentes com a capacidade do seu negócio, em volume de vendas, clientes e afins.

Outro ponto que entra nessa categoria é o próprio planejamento tributário. Aqui, é importante contar com uma boa consultoria contábil, capaz de estudar a sua operação e fazer com que se pague menos impostos, reduzindo os custos e aumentando a rentabilidade.

Recursos para investimentos e emergências

O fator mais óbvio de todos: ter dinheiro no caixa! Afinal de contas, está claro para todo mundo como ter recursos facilita o crescimento da empresa, pois agiliza a implementação de projetos, a modernização dos equipamentos, o investimento em publicidade e tudo o mais!

Por isso, percebemos que, para agilizar o seu crescimento, você precisa de três tipos de caixa: uma reserva financeira, um bom capital de giro e uma outra reserva para investimentos. A primeira reserva é um caixa de emergência, que só deve ser utilizado em períodos de crise.

O capital de giro é o que sustenta o funcionamento do seu negócio livre de dívidas. Já a reserva de investimentos é um montante separado para projetos especiais, utilizando na aquisição de novas máquinas, veículos, serviços ou qualquer outro gasto que alavanque a produtividade ou destaque do seu negócio.

Disponibilidade de tempo

Normalmente, quanto mais se cresce, maior a tendência de terceirizar o comando da sua empresa, com a contratação de especialistas para cada área. No entanto, durante o começo, você precisa desempenhar várias tarefas, centralizando todo o comando.

Por isso, é comum que as empresas que crescem substancialmente nos seus primeiros anos contem com uma personalidade firme e incansável por trás, dedicando muito tempo, suor, persistência e teimosia na construção de um amanhã melhor.

Rede de contatos

O clássico networking! Em nossa era, uma boa rede de contatos pode ser determinante para acelerar o crescimento do seu negócio. Afinal, parcerias inteligentes, fornecedores especiais e visibilidade extra sempre serão formas de alavancar a sua produtividade, tornando a sua empresa ainda mais competitiva dentro de seu mercado.

Como fazer minha empresa crescer?

Agora, conheça algumas estratégias eficientes para acelerar o seu crescimento em 2020. Veja!

Estimule a conexão humana

O mercado está mudando, assim como o comportamento do consumidor. Hoje, é muito importante que as pessoas se sintam valorizadas, mesmo nas relações comerciais. Por isso, independente do seu ramo de atuação (B2B ou B2C — empresa para empresa ou empresa para consumidor), é fundamental que você crie vínculos nas suas relações.

Isso é possível por meio da transparência, objetividade e empatia. Em outras palavras, você deve jogar limpo, sempre tratando o seu cliente como um amigo de longa data, com respeito, consideração e sinceridade. Os seus preços devem refletir a qualidade das suas soluções, sem nunca explorar a ingenuidade do consumidor.

Incentive a criatividade

Com a popularização da tecnologia, o cotidiano das empresas está cada vez mais rápido e fácil. No entanto desafios sempre existirão, exigindo pensamento crítico e jogo de cintura por parte da sua equipe para lidar com essas situações.

Por isso, é muito importante contar com colaboradores naturalmente criativos, assim como incentivar essa virtude entre os colegas do seu time. Não falamos de dar um jeitinho nas coisas, mas, sim, encontrar meios éticos e inteligentes para resolver os impasses, seja ao combater uma argumentação do cliente, criar uma campanha publicitária ou definir um preço justo.

Capacite o seu time

A menos que você seja um microempreendedor individual sem nenhum contratado, você precisa investir na capacitação dos seus colaboradores, pois eles são parte fundamental da sua trajetória, seja ela bem-sucedida ou não. Isso pode ser feito com a realização de workshops e capacitações para os times de venda, marketing e gerência, aprimorando habilidades estratégicas para os resultados da empresa.

Gere valor nas suas soluções

Lembra-se que falamos que o consumidor tem mudado? Pois bem, as duas últimas gerações com idade de pleno consumo — Millenials (1980-1995) e Z (1995-2010) — têm uma preocupação em comum. Ambas enxergam a importância do valor agregado e, por isso, exigem significado naquilo que consomem, seja uma roupa, uma comida ou um carro.

Se a sua intensão é atender a esse público, é fundamental que demonstre o valor e significado dos seus produtos. O mesmo vale para a última geração — que ainda não tem idade plena de consumo, nascidos a partir de 2010 —, os Alphas, que são ainda mais conectados, idealistas e conscientes.

Por fim, vale destacar algumas soluções financeiras que podem ajudar você na captação de recursos para o seu negócio. Afinal de contas, não é sempre que se tem o caixa necessário para um projeto estratégico, e, nesses casos, pode ser interessante analisar um empréstimo.

Entre eles, destacamos o empréstimo com veículo de garantia, capaz de reduzir as taxas de juros e oferecer crédito rápido para aplicar na sua empresa. Além disso, existem linhas de empréstimo exclusivas para PJ, normalmente ofertadas em bancos ou fintechs agregadoras, como a Youbo.

Agora que como fazer minha empresa crescer não é mais um dilema para você, aproveite para se antenar em novos conteúdos do nosso portal. Para tanto, basta curtir a nossa página oficial no Facebook!

Marcos Junior

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