Blog da Youbo

Conteúdo e Serviços Financeiros

Abertura de agências do INSS. Saiba mais!

As agências do INSS foram reabertas, graças à decisão tomada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. O órgão, juntamente ao INSS, haviam adiado para o dia 14 de setembro, segundo a Portaria Conjunta 46, publicada no Diário Oficial da União, no dia 24 de agosto.

A retomada será gradual para segurança não apenas dos funcionários, mas também das pessoas que forem atendidas. Será necessária uma avaliação delicada, levando em conta o espaço físico da agência, o perfil do público, assim como a quantidade diária de atendimentos.

Além disso, foi decidido que o atendimento remoto exclusivo continuará a ser feito mesmo depois da reabertura das agências.

Faça a prova de vida agora por procuração

Uma boa notícia para quem gosta de praticidade é que o INSS deu a permissão para os bancos de fazerem a prova de vida – obrigada para beneficiários com 60 anos ou mais, anualmente – a partir de procurações e até de representantes legais sem estarem cadastrados.

O porém é que isso muda uma regra publicada no início da pandemia, na qual qualquer beneficiário podia fazer a prova de vida com procuração. Agora, apenas os casos que citamos acima, de benefíciários com 60 ou mais, poderá ter este direito.

Projeto de prova de vida digital já é realidade

O projeto está sendo estudado e testado pelo INSS junto à Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Dataprev. A prova de vida por biometria está sofrendo algumas modificações para que seja uma maneira segura de inovar o processo. Dados do Denatran e do Tribunal Superior Eleitoral estão sendo usados para alimentar o sistema com informações suficientes para que a biometria facial seja realizada

Marcos Jr

Voltar ao topo