Veículo roubado: saiba quais medidas devem ser tomadas

veículo roubado

Ter seu veículo roubado, seja em qual circunstância for, não é nada fácil. Nesse momento, entretanto, é muito importante lembrar que existem medidas a serem tomadas, até mesmo para buscar diminuir os seus prejuízos. Mas você sabe como proceder em uma situação como essa?

É claro que esperamos que algo assim nunca chegue a ocorrer, mas é essencial nos prevenirmos e nos informarmos, para evitar maiores problemas. Por isso, no post de hoje vamos apresentar os principais passos a serem tomados em caso de roubo/furto de automóvel, assim como a importância da seguradora nesses acontecimentos. Continue lendo para saber mais!

O que fazer em caso de veículo roubado?

Para dar início às informações, confira os passos mais importantes a serem dados pelo proprietário em caso de roubo do automóvel.

Ligue para 190 e faça seu boletim de ocorrência

Em primeiro lugar, ligue para a Emergência da Polícia Militar (190) e informe o ocorrido. Passe o máximo de dados possível e, depois, procure uma delegacia para registrar um B. O. (Boletim de Ocorrência).

Em algumas cidades, existem delegacias próprias para tratar de assuntos de veículos ou é possível registrar a partir da Delegacia Virtual/Eletrônica/Interativa. Assim, é preciso se informar sobre suas possibilidades e fazer o registro. Essas dúvidas podem ser questionadas quando ligar para a polícia.

Dê baixa na placa do carro

Depois de registrar o boletim de ocorrência, leve-o até a Ciretran mais próxima e peça para dar baixa na placa do automóvel. Dessa forma, você não terá responsabilidade sobre possíveis ações que forem realizadas usando seu carro.

cotação seguro

Informe a polícia federal rodoviária

É importante, ainda, informar à Polícia Rodoviária Federal (PRF) a respeito do ocorrido. Há, inclusive, um espaço em seu site para que o proprietário faça a comunicação de roubo ou furto de veículos, mas você também pode ligar para o número 191, se preferir.

De acordo com essa Polícia, existem maiores chances de recuperação do carro durante as primeiras horas após o crime. Por isso, eles disponibilizam uma ferramenta que informa sobre a ocorrência a todas as suas unidades nacionais, além das viaturas que têm acesso a sistemas via satélite.

Fale com a seguradora

Com seu boletim de ocorrência em mãos, entre em contato com sua seguradora o mais rápido possível, para eles tomarem as medidas necessárias. Vale lembrar que é sempre importante manter cópias de documentos pessoais e do veículo em lugares seguros, pois os originais podem ser levados no roubo e essa documentação pode ser necessária no processo.

Peça o reembolso do IPVA

Em alguns estados, você também tem a opção de pedir a restituição de parte dos valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Confira a legislação e se informe sobre os procedimentos necessários, para diminuir seus prejuízos com o roubo.

Qual a importância do seguro de automóveis nessa situação?

Com o seguro de automóveis, você receberá o valor estabelecido no contrato em casos de roubo. Desse modo, seus prejuízos são consideravelmente reduzidos. Vale lembrar que, em casos de recuperação do veículo, é preciso verificar como fica a indenização em cada situação. As condições e circunstâncias variam e, por essa e outras razões, é essencial ter atenção na hora de contratar, para escolher uma boa seguradora.

Você sabe que a compra de um carro não é algo fácil. Por isso, tão importante quanto fazer esse investimento é protegê-lo, certo? Confira brevemente os principais motivos para investir em um seguro!

  • índice de roubos e furtos no Brasil: Os casos são muitos em todas as cidades e estados.
  • exposição a acidentes: Mesmo sendo um motorista consciente, existem outras circunstâncias às quais estamos expostos que podem gerar danos em nosso carro e afetar nosso bolso. Por isso, é tão importante ter o seguro. Ele ajuda a arcar com custos em nossos veículos e nos de outras pessoas.
  • imprevistos acontecem: Além de roubos e furtos, outros imprevistos podem acontecer. Para não arcar com muitos prejuízos, é preciso estar preparado e se manter prevenido.

Agora você já sabe como proceder em caso de veículo roubado e como a seguradora faz toda a diferença. Esperamos que tenha gostado do post! Para mais conteúdos, siga-nos em nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e Twitter!

consorcio ebook
41 Shares:
Deixe uma resposta
Talves goste