Quais as vantagens de solicitar um cartão de crédito?

Cartão de Credito Youbo

O cartão de crédito já é conhecido pelos consumidores, porém muitas pessoas ainda têm receio em fazer um. Ele traz diversos benefícios ao cotidiano e pode ser solicitado de maneira simples. Mesmo assim, inúmeras vezes ele é classificado como algo ruim ou uma armadilha.

Se o usuário souber como tirar proveito do produto e evitar determinadas ações, ele pode fazer um bom negócio ao adquirir o cartão de crédito. Neste artigo, mostraremos quais são as vantagens de requisitar o seu. Além disso, ensinaremos como fazer o pedido de um, quem pode requisitá-lo e quais são os cuidados que você deve tomar ao pedir o seu.

Vantagens

Antes de aprender como fazer o seu, explicaremos porque é uma boa ideia utilizar o cartão de crédito. Um grande benefício é a segurança de não precisar andar com dinheiro por aí.

Se você tiver que pagar contas, por exemplo, é bem mais garantido sair apenas com o cartão que encher a carteira com várias notas e uma vasta quantia de dinheiro. Caso essa seja roubada ou você a perca, o valor será perdido e talvez nunca seja recuperado. Já com o cartão, é só bloqueá-lo e você não terá problemas.

Isso nos leva a outra vantagem: a praticidade. Levando apenas ele no bolso, você é capaz de quitar diversos boletos e, ainda, a aprovação do pagamento costuma ser mais rápida do que com outros métodos.

O extenso prazo de vencimento da fatura também é um atrativo para ter um cartão de crédito. Afinal, é possível passar o cartão, realizar a compra e pagar somente depois de 40 dias, quando tiver recebido seu salário ou algum dinheiro.

Contudo, aqui deve-se tomar cuidado para não usar demais o cartão pensando nesse fator. Avalie o quanto você recebe por mês e a quantidade que pode desembolsar. Se isso não for feito, você talvez gaste mais do que vai receber e acabará endividado. A possibilidade de crédito foi criada para ajudar e não para o consumidor ser capaz de fazer compras impulsivas.

Esse aspecto do prazo é importante porque ele pode auxiliar em momentos de urgência. Ou seja, se o titular precisar fazer uma compra ou pagar um hospital, por exemplo, e não tiver dinheiro na hora, o cartão de crédito ajudará. Com ele, é viável parcelar a conta ou até mesmo esperar os 40 dias para quitá-la.

Fique de olho nas parcelas também e use essa opção quando for necessário. Lembre-se bem até quando você deverá pagá-las, para não fazer outras. Em alguns cenários, a instituição fornece esses dados no aplicativo dela, o que facilita o controle de suas despesas.

Assim, é mais simples acompanhar igualmente tudo o que está sendo pago, quais são os juros e impostos de seu consumo. Ter esse conhecimento é muito valioso para fazer o gerenciamento de seus gastos. O que era realmente necessário nesse mês? O que eu adquiri sem precisar? Fazendo-se essas perguntas e tendo certa cautela, pagar no crédito pode trazer economia.

Uma situação que também leva à economia é a dos programas de relacionamento. Eles acontecem quando as instituições oferecem prêmios e vantagens para quem utiliza o produto.

Funciona desta maneira: conforme o cliente usa o objeto na função crédito para fazer um pagamento, ele acumula pontos que depois podem ser trocados em mercadorias, serviços e até passagens aéreas. Outras têm o cashback, em que, ao invés de gratificações, o consumidor recebe parte do dinheiro que foi gasto de volta. Mesmo que a economia não venha na hora, mais tarde a despesa pode compensar!

Quem viaja bastante ou tem a intenção de fazê-lo, também consegue aproveitar outra facilidade do cartão. Geralmente, ele pode ser desbloqueado para tornar-se utilizável no exterior. Dessa maneira, não é preciso fazer a troca pela moeda local e as compras podem ser realizadas por ele. Ainda há o benefício de não andar com notas na mochila.

Para quem precisa de crédito rápido e está pensando em pedir um empréstimo pessoal, o cartão talvez seja uma alternativa melhor. O banco, junto à bandeira do produto, disponibiliza crédito ao titular por meio de pagamento eletrônico, sem que ele necessite dar uma garantia à firma (como nos empréstimos tradicionais).

O dono será capaz de usar o dinheiro nas compras parceladas e à vista, em conformidade com o limite que possui. Algumas utilidades desse tipo de empréstimo são os descontos em firmas parceiras, a facilidade para adiar ou adiantar as parcelas e o acúmulo de pontos para trocar em recompensas. Atrasar o pagamento nunca é uma boa ideia, por causa dos juros que vêm com isso, portanto, fique atento. No próximo tópico, veremos como você pode conseguir o seu cartão. Vamos lá?

simular financiamento

Como solicitar o seu

Existem várias opções para quem deseja adquirir o cartão de crédito. O indivíduo pode ser um universitário, servidor público, empresário, aposentado, entre outros. Para conseguir o seu, a instituição analisa seus dados e, caso sejam aprovados, você receberá o cartão em sua casa.

Atualmente, o pedido pode ser  feito em bancos, instituições financeiras e até online. No caso do requerimento pela internet, o requisitante só precisa preencher o cadastro disponível na página da empresa e aguardar a avaliação dela. Se o CPF em questão estiver “limpo”, ou seja, sem restrições, provavelmente o cliente será aceito e poderá começar a usar a função de crédito.

Dessa maneira, você ganha poder de compra, sem a burocracia dos bancos, ter que esperar em filas ou aguardar até ser atendido. A questão é resolvida em alguns minutos! A seguir, veremos quais precauções tomar quando for requisitar o seu cartão e como escolher o melhor para você.

Cuidados

Realizar processos financeiros pela internet facilita muito a vida das pessoas, mas é preciso ter certos cuidados antes de fazer acordos e fechar negócios online. Primeiro, é imprescindível pesquisar sobre a empresa e saber qual é avaliação que outros usuários fizeram dela. O Procon e o Reclame AQUI são bons sites para descobrir se a instituição é confiável.

Do mesmo modo, buscar informações sobre a marca é importante para descobrir qual cartão mais condiz com o que você deseja. Existem diversas bandeiras de cartões de crédito que agradam ou não os clientes. Meça as vantagens, a imagem que a empresa tem no mercado e se ela é bem avaliada pelos consumidores.

Para saber se ela atingirá seus objetivos, um item essencial é apurar em quantas máquinas e estabelecimentos ela é aceita. Se o objetivo é usar bastante o cartão, quanto mais, melhor. Já se ele estiver sendo feito para ser aplicado poucas vezes ou geralmente nos mesmos locais, esse fator não será tão decisivo.

Veja quais são os benefícios que ele oferece, mas também quais são as tarifas. Afinal, se elas forem muito altas para o seu padrão, será que vale a pena mesmo ter esse modelo?

Talvez seja melhor um que tenha menos benefícios, porém venha com tarifas menores. Olhe as taxas de juros, qual é o valor mínimo da tarifa e pense em quanto você quer gastar no crédito por mês.

Observe se ele possui os planos de relacionamento que mencionamos nas vantagens, em que é possível acumular pontos e trocar por recompensas. Se você tiver bastante momentos de lazer, como ir ao cinema ou restaurantes, verifique se ele disponibiliza descontos nesses locais.

O cartão deve proporcionar benefícios que serão utilizados pelo titular. Já pensou se ele oferecer desconto para encher o tanque do seu automóvel e você não possuir um? Será uma ótima vantagem para quem tem um carro ou uma moto, mas na sua situação, não tem utilidade. Com essas dicas, ficará fácil fazer uma decisão acertada.

Depois da escolha, outro passo importante é prestar atenção ao site. Veja se estão disponíveis telefones de contato, endereço e e-mail da firma. Certifique-se de que realmente é a página oficial dela e, então, faça seu cadastro. Caso fique em dúvida, uma opção é entrar em contato por meio desses e conversar com alguém do time da empresa.

Após a análise e confirmação do seu pedido, o cartão deve chegar em seu endereço em alguns dias. Quando for utilizá-lo, lembre-se de prestar atenção às parcelas e só usar o recurso quando realmente necessário.

Do mesmo modo, os juros devem ser evitados, pois eles costumam ser elevados no cartão de crédito. Além disso, ele dá ao seu dono um poder de compra muito grande e a sensação de que pode realizar várias compras. Isso realmente é uma armadilha! Use-o, aproveite para acumular pontos, mas tome cuidado com a quantidade dos gastos.

Essa é uma dica valiosíssima: não faça despesas maiores do que o seu salário ou do que o valor que terá disponível em um futuro próximo. Se não, o que foi feito para ajudar nas contas, vai se tornar uma máquina de dívidas. O cartão de crédito não é um problema, ele é positivo, contanto que seja utilizado com discernimento.

Agora que você sabe mais sobre os benefícios do item, já se decidiu se ele é útil para os seus objetivos? Não se esqueça de pesquisar bastante antes de escolher uma bandeira. Para saber mais sobre serviços financeiros, continue acompanhando nosso blog!

consorcio ebook
0 Shares:
Talves goste
Score
Mais

Como Aumentar o Meu Score

Vários brasileiros buscam bancos na esperança de ter aquele empréstimo para quitar débitos que possuem. Quem deseja ser aprovado, deve ter um ótimo score!