Aprenda a tirar o extrato de pagamento e saber o calendário de pagamentos do INSS – passo a passo

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O extrato do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou extrato de pagamento de benefícios é um documento recebido por aposentados e pensionistas do INSS, de forma a comprovar o recebimento de recursos ou renda advindos do órgão. O extrato de pagamento do INSS, para pessoas que possuem o benefício como único recurso, consta como um comprovante de renda que pode ser apresentado caso haja necessidade.

Sendo assim, é importante que um beneficiário do INSS possua este comprovante de pagamento para verificação de alguns pontos. Além de comprovar renda, o documento traz informações sobre a data na qual ocorre o pagamento, valores depositados, debitados e informações bancárias, como instituição financeira (banco) e conta.

Como/onde faço a consulta do pagamento do benefício do INSS?

Portanto, existem diferentes formas de obtenção e consulta do extrato de pagamento do INSS.  A primeira é através de uma das unidades do INSS, através de atendimento presencial. É também possível fazer a consulta em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. Uma vez habilitado o Internet Banking destas instituições bancárias é também possível consultar o extrato através do site ou aplicativo de celular.

Quais documentos preciso para fazer a consulta do pagamento do benefício?

Certamente, uma vez mencionadas as possibilidades de consulta do pagamento do benefício, é importante saber quais documentos são necessários para realizá-la. Para atendimentos presenciais, é necessário portar documento com foto. Caso a consulta seja para terceiros, tenha a procuração legal e documentos do beneficiário.

A boa notícia é que a consulta pela internet é muito mais fácil. Para isso, você só precisa saber seu número de CPF para consultar o benefício recebido via INSS.

Como tiro o extrato de pagamento do INSS?

Inicialmente, acesse o portal Meu INSS. Caso não saiba como fazê-lo, confira aqui para aprender a cadastrar senha de acesso.

Confira conosco um passo-a-passo de como fazer a consulta do extrato de pagamento do INSS, de forma muito simples e didática!

Primeiro passo: login no site Meu INSS. Uma vez cadastrada a senha, clique em “Entrar”.

Feito isso, insira seu número do CPF no campo indicado.

Uma vez inserido o CPF, digite a senha previamente cadastrada no Portal Meu INSS. Caso tenha esquecido a senha, clique em “Esqueci minha senha” para recuperá-la.

Segundo passo: na aba “Serviços em Destaque”, clique em “Extrato de Pagamento”.

Uma vez que a página é acessada, será aberto um demonstrativo denominado “Extrato de Pagamento de Benefícios”. Note que no exemplo que utilizamos, o usuário não é beneficiário do INSS. Sendo assim, a mensagem “Não há créditos para o período informado” corresponde à realidade.

Note também que há um ícone de calendário com início e fim e em sua frente, o ícone de um lápis.

Uma vez feito o clique o ícone de lápis, uma janela se abrirá de forma que é possível ajustar o período referente ao pagamento, com mês e ano. Clicando em “Buscar”, o demonstrativo será mostrado ao usuário.

Quando receberei o benefício do INSS em 2020?

Para verificar quando será o recebimento do benefício do INSS existe uma tabela de pagamentos com a programação anual de disponibilidade na rede bancária.

Para saber o dia do pagamento, saiba, inicialmente, o número de seu benefício. A numeração do benefício segue o seguinte formato:

Número do Benefício (NB): 999.999.999-9

O penúltimo número em negrito, ou seja, o número antes do dígito final é o correspondente ao encontrado na tabela de pagamentos.

Em informações encontradas no próprio site do INSS, há, inclusive, alguns pontos que devem ser levados em consideração :

  1. os idosos com 65 anos de idade ou mais e as Pessoas Portadoras de Deficiência, enquadradas na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), também devem seguir o novo calendário.
  2. quando houver feriado municipal, estadual ou federal, o pagamento do benefício deverá ser feito no dia útil seguinte.
  3.  o prazo para saque dos benefícios com cartão é até o final do mês seguinte (aproximadamente 60 dias) ao da disponibilização do valor na conta. Caso o segurado não faça o saque nesse período, os valores correspondentes serão devolvidos ao INSS.

Lembre-se de se atentar a todos eles quando for receber o benefício!

Em quais situações preciso usar o extrato de pagamento do INSS?

Conforme mencionamos, o extrato de pagamento do INSS é uma das formas de comprovar renda dos beneficiários. Portando o demonstrativo, o aposentado ou pensionista pode apresentá-lo a diversas instituições caso seja solicitado um informe sobre a renda.

Outra possibilidade é realizar para realização da solicitação do crédito consignado via instituições como a Youbo!

O crédito consignado é uma opção de empréstimo para, principalmente, aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS e funcionários públicos. O crédito consignado é uma alternativa rápida para quem necessita de crédito rápido e tem várias vantagens. Uma delas é a taxa de juros muito menor em comparação a empréstimos pessoais normalmente oferecidas por instituições bancárias, o que é muito vantajoso. Além disso, é possível obter o crédito de forma rápida e muito conveniente.

Uma vez que as parcelas do crédito consignado são descontadas diretamente da folha de pagamento ou recebimento do benefício, há maior segurança e menos burocracia para o solicitante, já que não há necessidade de pagamento de parcelas por meio de boletos ou ainda esquecimento.

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