Na hora de conceder crédito, as instituições financeiras analisam diversos aspectos da condição de quem está solicitando o empréstimo pessoal ou o financiamento. Isso é feito para reduzir as possibilidades de que o dinheiro seja liberado para perfis com mais chances de não honrarem suas dívidas.

Embora nem todas as empresas contem com a mesma política de análise de crédito, na maioria delas certamente o chamado score aparece como fator preponderante na hora de tomar uma decisão. Por isso, mostrarei hoje como consultar score pela internet. Interessado? Então prossiga com a leitura.

O que é score?

De forma simplificada, o score é uma pontuação que mede a saúde da sua relação com o mercado financeiro e quantifica qual a chance de você deixar de honrar seus débitos em um determinado período.

Esse cálculo é feito pelos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa Experian e a Boa Vista SCPC e fica vinculado ao seu CPF, estando disponível para consulta das instituições financeiras sempre que for necessário, o que normalmente é feito quando acontece uma solicitação de crédito, seja um cartão, um empréstimo ou um financiamento.

O score serve como referência da conduta do consumidor diante das suas contas, permitindo identificar se ele as paga em dia, se um dia já teve dívidas e quanto tempo demorou para quitá-las. Dessa forma, elas orientam a tomada de decisão de praticamente todas as instituições financeiras, que precisam se precaver de potenciais clientes inadimplentes.

Como ele funciona?

O score funciona com base na formação de um histórico do consumidor, por meio da coleta de dados referentes às suas atividades de consumo. Paga sempre as contas em dia? Certamente seu score será maior do que quem está com dívidas pendentes.

A partir disso, cada consumidor recebe uma pontuação de acordo com modelos estatísticos, que vai de 0 a 1000. O número que é atribuído a cada um dos CPF funciona como uma nota, que indica qual a chance de que aquela pessoa não honre seus compromissos nos próximos 12 meses.

Quanto mais próximo do 1000, menor essa chance. Para facilitar essa classificação, são adotadas 5 faixas de risco, conforme listamos abaixo:

  • 0 a 200 pontos, risco de inadimplência muito alto;
  • 201 a 400 pontos, risco de inadimplência alto;
  • 401 a 700 pontos, risco de inadimplência médio;
  • 701 a 900 pontos, risco de inadimplência baixo;
  • 901 a 1000 pontos, risco de inadimplência muito baixa;

Por se tratar de um histórico, o score de qualquer pessoa sofrerá variações com o passar do tempo. Por isso, é importante ter cuidado com suas atitudes e da maneira como elas podem afetar sua pontuação. Não pagar os boletos em dia, solicitar crédito várias vezes, manter muitos cartões e pedir aumentos constantes de limite são alguns comportamentos que podem derrubar sua nota diante do mercado.

Como consultar o seu Score?

Há algum tempo, os consumidores brasileiros passaram a contar com a possibilidade de consultar seu score de forma online e gratuita junto aos principais órgãos de proteção ao crédito do país, a Boa Vista SCPC e a Serasa Experian, o que fortaleceu a transparência desse indicador. Para ajudá-lo, vamos fazer um passo a passo de como conferir o seu score no site da Serasa, que é o foco deste texto.

A primeira etapa é bastante simples. Acesse o site da Serasa Consumidor. Caso seja seu primeiro acesso a ele, será necessário preencher um cadastro com suas informações (como nome, CPF e data de nascimento), fornecer um endereço de e-mail pessoal válido e criar uma senha, que será utilizada em consultas posteriores.

Se tudo for feito da maneira correta, você será redirecionado para a tela em que a sua pontuação é indicada. É possível também comparar a nota que indica sua reputação com a média das outras pessoas da sua idade e com os demais moradores da sua região, além de acompanhar a evolução do seu histórico em relação à consultas anteriores.

Como o score afeta sua vida financeira?

Na maioria das vezes, um score baixo é consequência da inclusão do seu nome negativado nos serviços de proteção ao crédito. Todavia mesmo consumidores que tenham seu CPF fora do cadastro de devedores e apresentem uma renda alta podem ter dificuldades em conseguir acessar determinadas linhas de crédito devido ao score abaixo daquilo considerado ideal pelas políticas das instituições financeiras.

Em um exemplo simples, alguém com score abaixo dos 400 dificilmente terá um financiamento bancário aprovado, diante da percepção de risco que ela oferece ao banco. Já uma pessoa que se encontre em faixas intermediárias (entre 400 e 700 pontos) tem chances de ter seu pedido aprovado, embora isso possa acontecer com condições não tão favoráveis, obrigando o consumidor a ter que arcar com taxas de juros mais altos ou mesmo prazo para pagamento.

Por fim, quem supera os 700 tem chance de aprovação quase que automática dos seus pedidos. E não é só isso: diante da demonstração da sua boa relação com o mercado, consumidores nessa situação favorável conseguem obter juros menores, prazos mais extensos para pagamento ou, até mesmo, negociar com os bancos condições mais vantajosas para a sua solicitação de crédito.

Ou seja, um score alto não apenas garante um acesso mais fácil a crédito como também possibilita que isso seja feito de forma mais favorável para o cliente, que consegue barganhar algumas vantagens junto às instituições financeiras.

Por isso, é tão importante adotar hábitos que contribuam para que seu score se mantenha em um bom índice, de forma que ele não prejudique suas solicitações de crédito quando for necessário fazer isso. Embora não exista nenhuma solução mágica para deixar sua nota lá em cima, algumas atitudes podem colaborar para que sua pontuação se eleve no longo prazo.

Entre as recomendações mais comuns, estão pagar suas contas em dia, manter seu nome limpo, ter seus dados atualizados, colocar as contas de casa em seu nome, manter um bom relacionamento com seu banco e abrir seu cadastro positivo.

Agora que você sabe como consultar score e qual a importância desse número, planeje-se para organizar suas finanças e, assim, conseguir pagar suas contas em dia, parte essencial do processo para aumentar sua nota.

Se você quiser se aprofundar no assunto, sugiro que leia este outro texto aqui do nosso blog, que traz dicas detalhadas de como elevar seu score.

39 Shares:
Talvez goste