Como agendar perícia médica pelo Meu INSS?
A perícia médica é um exame com a finalidade de avaliar condições de saúde que podem ou não caracterizar incapacidade ou capacidade reduzida em realização de atividades laborais. Caso verificado comprometimento no exercício do trabalho de forma a prejudicar a saúde temporário/permanentemente ou ainda uma situação de invalidez, é possível que o cidadão obtenha o benefícios fiscais e seguro devido à sua condição.
Na eventualidade do acontecimento de alguma doença, acidente ou requerimento de aposentadoria por invalidez, é necessária a perícia médica através do INSS, de modo que haja avaliação da patologia e exames relacionados. Este é um dos procedimentos que pode ser agendado por telefone (135) ou por meio do portal “Meu INSS”, proporcionando mais conforto e rapidez ao requerente. Nesta postagem, vamos ensinar, passo-a-passo, como fazer este agendamento via internet.
É importante, inicialmente, que seja feito um cadastro no site Meu INSS. Explicamos como fazer isso em um dos nossos posts, para conferir, clique aqui! Feito isso, podemos começar!
Agendando a Perícia Médica
Passo 1 Login
Faça o login no site “Meu INSS”
Acesse o site Meu INSS e clique em “Entrar”.
Para acessar sua conta, digite seu CPF e clique em “Avançar”.
Uma vez reconhecido o CPF, insira a senha referente ao seu cadastro e clique em “Entrar”.
Passo 2. Agendar perícia
A página de início do site mostrará algumas opções de escolha para solicitação de serviços. Para o caso, escolha “Agendar Perícia”.
Ao solicitar a perícia, duas opções serão disponibilizadas: “Perícia inicial” e “Perícia de Prorrogação”. A primeira opção corresponde ao primeiro exame para pleito do benefício, enquanto a segunda é referente ao agendamento de perícia para prorrogação de um benefício já existente.
Note que há possibilidade da perícia ser realizada a domicílio ou em um hospital. Para isso, o site informa que o agendamento deve ser realizado normalmente e um representante deve comparecer à unidade selecionada nos horários e datas marcados, portando documentação que comprove a impossibilidade de locomoção ou de internação hospitalar. O representante deve também portar documentos de identificação do periciado.
Considerando um caso inicial, selecionaremos a opção “Perícia Inicial”.
A próxima tela pergunta se o periciado possui um atestado médico. O atestado, deve, obrigatoriamente, seguir os seguintes critérios:
- Ser legível e sem rasuras;
- Conter assinatura e carimbo do profissional com CRM (número de cadastro no Conselho Regional de Medicina);
- Conter informação sobre a doença ou CID (Cadastro Internacional de Doenças);
- Prazo de repouso necessário.
Munido de seu atestado, clique em “Sim”.
Para prosseguir com o requerimento, o portal pode pedir que você atualize seus dados de contato. Atualize com cuidado os campos de endereço (CEP, tipo de logradouro, logradouro, número, complemento, bairro, UF – unidade federativa e município). Atualize também seus dados de telefone e e-mail. Se aplicável, preencha também dados de um possível endereço secundário.
A próxima tela traz informações acerca da lei 13.982, de 04 de abril de 2020. As informações são as seguintes:
“Se concedida, a antecipação de pagamento do auxílio-doença será paga por 30 dias a partir da data do benefício. Caso ainda permaneça incapaz, solicite prorrogação. Caso discorde da decisão, é possível ainda, solicitar novo exame sem apresentação do atestado, que será encaminhado para realização de perícia presencial.”
Mediante clique em “Avançar”, chegaremos à tela abaixo:
Confirme se todos os dados estão corretos. Caso haja algum erro, clique em “Voltar” para correção em páginas iniciais, seguindo os passos já elucidados.
Importante: nessa página devem ser anexados minimamente dois arquivos, sendo eles o documento de identificação e o atestado médico.
- Documento de identificação: RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação), frente e verso.
- Atestado médico
Nota: todos os documentos devem ser digitalizados. Para isso, é possível que seja tirada uma foto de boa qualidade, scan (por meio de impressora) ou digitalização por meio de aplicativos de celular – uma das sugestões é o CamScanner, disponível na Apple Store ou Google Play. Essa é uma das aplicações disponíveis para digitalização e conversão de documentos em formato .pdf, tornando-os passíveis de serem anexados aos campos mencionados.
Feito isso, prossiga para a página seguinte. Insira CEP ou localização que seja mais conveniente para atendimento presencial, conforme figura.
Realize a consulta e escolha uma agência de sua preferência. Clique em “Avançar” para prosseguir com a solicitação.
Feito isso, selecione o órgão pagador, no qual será possível sacar o benefício. Novamente, aconselhamos que seja escolhido um local mais próximo possível à residência ou a de maior conveniência.
Uma vez selecionado o local, será gerada uma página com todas as informações até o momento inseridas. Mais uma vez, confira cuidadosamente os dados de requerente, pagamento e informações adicionais. Uma vez corretas, clique em “Declaro que li e concordo com as informações acima” conforme figura. Clique então em “Avançar”.
Pronto! Agora seu requerimento de perícia médica foi registrado e entrará em análise!
Como saber qual será o dia e horário do agendamento?
Para isso, entre novamente no Meu INSS e, desta vez, clique em “Agendamentos/ Solicitações”; ali será possível consultar qual é a atuação situação do requerimento.
O que devo levar no dia da perícia médica do INSS?
Compareça pontualmente à unidade escolhida com seu horário previamente marcado. Porte consigo:
- Documentos de identificação original e com foto (carteira de trabalho, CPF e RG);
- Todos documentos que comprovem incapacidade de trabalho: atestado médico, exames laboratoriais, carta da empresa, comprovantes de tratamento – receitas médicas, prontuário, declarações da empresa ou hospital. Colete também declarações de procedimentos que foram ou que estão programados a serem realizados, tais como cirurgia/psicoterapia relacionadas à doença em questão.
Não consegui fazer o agendamento da minha perícia via internet, e agora?
Você pode também fazer o requerimento por meio da Central de Atendimento, que está disponível de segunda à sábado, das 7 às 22 horas, horário de Brasília. O número de telefone é 135. Ligações são gratuitas por telefone fixo. Há cobrança de ligação local caso seja feita por um celular.
Como faço a consulta do requerimento/benefício da perícia médica?
Para isso, é possível fazer consulta via INSS, teleatendimento 135 ou ainda por meio deste link.
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